Plagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
5 polêmicos casos de plágio
O dicionário online Priberam (www.priberam.pt/dlpo) dá a seguinte definição para a palavra “plágio”: (latim plagium, -ii, roubo de escravos, plágio) – “1. Ato ou efeitode plagiar; 2. Imitação ou cópia fraudulenta”. É fato que a cópia de qualquer obra acontece o tempo todo em nosso dia-a-dia. Porém, alguns casos são bastante polêmicos e sempre causa o embate dosuposto plagiado pelo plagiador. LISTA DOS CINCO publica alguns casos de acusação de plágio que rendem ainda muito “pano pra manga”.
05. Trecho do Angra em música do Parangolé

A rede social Twitter foio palco de mais um “arranca-rabo” entre famosos. Em abril de 2011, a banda de rock paulistana Angra acusou o grupo de axé baiano Parangolé de plagiar trechos da música “Nova Era”. Os riffs, comduração de 12 segundos, teriam sido usados pelo grupo de Léo Santana na canção “Tomba aê tomba”. O caro leitor pode conferir a verdadeira confusão gerada no Twitter. Em retaliação, os fãs da banda paulistacriaram uma hashtag #Parangolixo.
Kiko Loureiro postou as seguintes mensagens:

No ataque, Léo Santana (vocalista do grupo de axé) fez as seguintes declarações no microblog:

Já Felipe Andreoli(não é o repórter do CQC, mas sim um dos integrantes do Angra) entrou na briga:

 A matéria abaixo foi exibida no "Jornal da Globo". Além de falar sobre o assunto, ela mostra o trecho requerido peloAngra. Veja, compare, tire suas próprias conclusões.

04. Avatar versus Delgo
A denúncia de plagio partiu dos criadores da animação “Delgo” (2008), filme considerado um completo fiasco. Ele retém otítulo de “pior estréia na história do cinema estadunidense”, pois na ocasião arrecadou “míseros” US$ 500 mil. Só para se ter uma idéia do rombo, a produção em 3D consumiu cerca de US$ 40 milhões. Asacusações começaram quando foi lançado o trailer da obra prima de James Cameron (compare as imagens abaixo publicadas em vários sites na internet).

03. Série “Lost” seria um plágio

Essa nem...
tracking img