Placa de rede

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O que é uma placa de rede?
Uma placa de rede é um dispositivo de hardware responsável pela comunicação entre os computadores de uma rede. A sua função é controlar todo o envio e recepção de dados através da rede. Cada arquitetura de rede exige um tipo específico de placa de rede.

História e evolução
A evolução das placas de redes esta diretamente relacionada com a evolução daarquitetura de rede, ou seja, para cada arquitetura de rede criada existe uma placa de rede específica para atender suas particularidades.

Arcnet
A topologia ArcNet é uma rede com passagens de senha, em que a senha caminha para cada micro de acordo com os endereços físicos, de forma ascendente.
Quando um micro retém a senha eletrônica, pode indagar outros micros sobre as suas possibilidades deaceitarem a senha. Se os receptores se encontrarem livres, o micro com a senha pode se comunicar e continuar com a comunicação até terminar.
Pelo fato de  que apenas um micro pode transmitir por vez, somente após receber um sinal verde dos receptores o ArcNet elimina as retransmissões provocadas pelas redes EtherNet .

Tokin Ring
Desenvolvida pela IBM em meados de 1980, essa arquitetura opera auma velocidade de transmissão de 4 a 16 Mbps, utilizando como meio de transmissão o par trançado, sendo que, o protocolo token funciona passando uma permissão de transmissão para cada estação do anel consecutivamente e essa permissão fornecida pelo protocolo é chamada de token (bastão ou ficha de passagem) a qual vai passando de estação em estação na rede.

Ethernet
Robert Metcalfe era membrodo grupo de pesquisa da Xeros no Centro de Pesquisa de Palo Alto (PARC) onde alguns dos primeiros computadores pessoais foram feitos.
Metcalfe foi requisitado para constuir um sistema de rede para os computadores do PARC, a motivação da Xerox para realizar esse projeto foi a construção da primeira impressora laser do mundo e eles queriam que todos os computadores do PARC fossem capazes deimprimir com essa impressora.
Então Metcalfe tinha dois desafios: a rede teria que ser rápida o bastante para acompanhar a nova impressora laser; e de quebra teria que conectar centenas de computadores no mesmo prédio.
Nunca se havia conectado centenas de computadores no mesmo prédio, no máximo um ou no máximo três computadores isso quando não se pensava ainda em uma grande rede.

Tipos de EthernetMuitos dizem que a primeira placa de rede foi a Thicknet, 10base-5, o meio de comunicação desse sistema é um cabo coaxial longo. A placa de rede se divide em duas partes principais: um circuito que lida com os aspectos digitais da comunicação e um circuito que lida com os dados analógicos, conhecidos pelo nome de transceiver. A indústria usou a Thicknet até os anos 80 quando a Thinnet 10Base-2apareceu. No Thinnet a função do transceiver já está embutida na placa de rede e não usa AUI’s o cabo de rede é conectado diretamente na placa rede através de um conector que recebe o nome de BCN.
Em seguida temos o 10Base-T que é o primeiro padrão baseado no uso de cabos de par trançado. Existiu ainda o padrão 10Base-F que utilizava cabos de fibra óptica.

Ethernet Rápida
Em 1995 foi finalizadoo padrão Fast Ethernet (802.3u), que multiplicou por 10 a velocidade de transmissão, atingindo 100 megabits.
-100Base-T (Usando par trançado). Esse sistema não utiliza um cabo coaxial como os outros dois acima, ou seja, esse esquema não tem um meio físico compartilhado como nos outros dois casos. A placa de rede tem um conector chamado RJ-45
-100Base-FX (Usando cabos de fibra óptica)
Depoisdos padrões de 10 e 100 megabits, o passo natural para as redes Ethernet seria novamente multiplicar por 10 a taxa de transmissão, atingindo 1000 megabits. E foi justamente o que aconteceu. O padrão Gigabit Ethernet começou a ser desenvolvido pelo IEEE em 1995.
- 1000BASE-LX é o padrão mais caro, que suporta apenas cabos de fibra óptica.
- 1000BASE-SX, que também utiliza cabos de fibra óptica,...
tracking img