Pixar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2967 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PIXAR

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5
1 HISTÓRIA 6
2 CURTAS-METRAGENS 8
4 PROCESSO DE CRIAÇÃO 12
4.1 PRÉ-PRODUÇÃO 12
4.2 MODELAGEM 12
4.3 TEXTURIZAÇÃO 13
4.4 ILUMINAÇÃO 13
4.5 ANIMAÇÃO – EFEITOS 13
4.6 PÓS-PRODUÇÃO 14
4.7 EDIÇÃO DE SOM 14
4.8 EDIÇÃO DE VÍDEO 14
5 STEVE JOBS 15
6 PIXAR ATUALMENTE 16
CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS 18

INTRODUÇÃO

A Pixar Animations Studios éuma empresa de animação digital, uma combinação da palavra "pixels" e da palavra "art". Tem como objetivo fazer arte através de pixels. Produz filmes que agradam a maioria das pessoas.
A Companhia mudou de nome e presidência várias vezes: quando chamada de “Lucasfilm” foi comprada por Steve Jobs; tornou-se “Pixar”, fez parceria com empresas grandes como Disney, e ainda revoluciona a indústria deanimação mundial. Até hoje, é responsável pela produção de filme e curtas-metragens de grande reconhecimento e qualidade.

1 HISTÓRIA

Tudo se inicia com a “Lucasfilm” de George Lucas que desenvolveu novas técnicas para som, vídeo e efeitos especiais. O cineasta garantiu sucesso internacional com o primeiro filme da série “Guerra nas Estrelas”, lançado em 1977 e vencedor de sete Oscars. Alémda famosa trilogia “Indiana Jones”. Dentro da “Lucasfilm” surgiram algumas companhias (divisões), mas algumas se tornaram independentes. Em 1984 Johh Lasseter saiu da Disney onde trabalhava com animações, uniu-se a George Lucas e passou a produzir efeitos especiais, projetou e animou "As Aventuras de André e Wally B" (oficialmente o primeiro curta animado a apresentar personagens e cenáriostotalmente gerados em 3D).
Em 1986 Steve Jobs comprou uma das divisões, a Graphics Group, por US$ 10 milhões.
A Graphics Group era liderada pelo Dr. Edwin E. Catmull e especializada na criação de softwares de computação gráfica que seriam utilizados em outros filmes de Lucas, como “Star Trek II” e “Young Sherlock Holmes”. Estabeleceu-se como uma companhia independente, com Jobs como DiretorExecutivo (CEO) e Catmull como presidente, a especialidade era a criação de hardware específico para computação gráfica, como o Pixar Image Computer.
A “Pixar” agora fazia hardware, com seu primeiro produto sendo o computador Pixar Image Computer. O principal comprador era a Disney, que juntamente com a “Pixar”, criou o Computer Animation Production System (CAPS), um sistema que permitia colorizar aanimação tradicional no computador.
O computador da “Pixar” nunca fez sucesso, por isso, John Lasseter passou a produzir curtas animados, para mostrar a eficiência do produto e, mais tarde, comerciais, por pura necessidade, pois Steve Jobs esperava recuperar parte do dinheiro investido na companhia.
Para os comerciais, foram escalados Andrew Stanton (“Procurando Nemo” e “Wall-E”)  e PeteDoctor (“Monstros S. A.” e “Up”). Faturando dois milhões por ano e exposição, a “Pixar” teve seu impulso inicial.
Depois, Jobs notou que gastava muito, e tinha poucos lucros. Em 1991, muitas pessoas já tinham pedido demissão. Foi aí, que ele assinou um contrato com a Disney por US$ 26 milhões, para fazer três longas animados; o primeiro sendo “Toy Story” em 1995.
Ao tomar como referência os últimossucessos da companhia, a venda da “Lucasfilm” foi descrita pela revista “Total Film” (2004) como a sexta "decisão mais idiota na história do cinema".

2 CURTAS-METRAGENS

No ano de 1984 foi lançado o curta: “The Adventures of André & Wally B”. Esse curta com dois minutos de duração foi feito pela “Lucasfilm”, mas atualmente seus direitos são da “Pixar”.
O primeiro curta-metragem da “Pixar”,com dois minutos de duração, lançado em 1986, chamado “Luxo Jr.” foi indicado ao Oscar de melhor curta-metragem de animação. O personagem “Luxo Jr”, uma simpática luminária, tornou-se o mascote e é parte integrante do logotipo da Pixar Animation Studios.
No ano seguinte foi lançado “Red´s Dream” o segundo curta-metragem da “Pixar” que inovou ao mostrar cenas noturnas, muito raras na animação...
tracking img