pisicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 65 (16017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto



VERÔNICA DOS SANTOS








RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FILOSOFIA














TOLEDO
2014
VERÔNICA DOS SANTOS








RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FILOSOFIA



Relatório Final de Estágio, apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado em Filosofia, do Curso de Segunda Licenciatura em Filosofia, do Campus deToledo, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, como exigência para obtenção do título de Licenciado em Filosofia.

Orientador: Geder Paulo Friedrich Cominetti







TOLEDO
2014
VERÔNICA DOS SANTOS


RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FILOSOFIA

Relatório Final de Estágio, apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado em Filosofia, do Curso deLicenciatura em Filosofia, do Campus de Toledo, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, como exigência para obtenção do título de Licenciado em Filosofia.




COMISSÃO EXAMINADORA

_____________________________
Maria Rosa Martins
Supervisora de Estágio

_____________________________
Geder Paulo Friedrich Cominetti Orientador de Estágio


_____________________________Profª Célia Machado Benvenho
Coordenação de Estágio



TOLEDO
2014
SUMÁRIO
SUMÁRIO 3
INTRODUÇÃO 5
2 MEMÓRIA EDUCATIVA DA AÇÃO DOCENTE E O ENSINO DE FILOSOFIA 6
3 CONTEXTUALIZAÇÃO DO UNIVERSO ESCOLAR 17
4 PESQUISA DOCUMENTAL – LEITURA E ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) E REGIMENTO ESCOLAR (RE) 27
5 RELATÓRIO DAS OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA (Não fazer- ESTÁGIO 2) 52
8 PLANO DEENSINO DA REGÊNCIA 55
9 PLANOS DE AULAS DA REGÊNCIA 56
10 Autoavaliação da experiência de docência 57
11 Avaliação do processo de estágio 58
CONCLUSÃO 59
REFERÊNCIAS 60
ANEXOS 61







INTRODUÇÃO
Para a formação profissional o estágio faz-se necessário a fim de adequar essa formação às expectativas ao mercado do trabalho de trabalho onde o licenciado irá atuar, sendo este, umadas oportunidades de aliar teoria e prática.
O estágio constitui-se num importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno em sua área profissional e visa fortalecer teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento das competências implica em utilizar os conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica, quer na vida profissional e pessoal.
Porém acreditoque a formação não se limita as teorias estudadas na academia e tampouco encontra suas “diretrizes últimas” a partir das experiências vivenciadas durante a curta experiência do estágio.
Ainda que resumidamente, este relatório apresenta um processo de formação. Um momento ímpar ao professor de filosofia.
Com este trabalho o objetivo é relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio do cursode Segunda Licenciatura em Filosofia. O estágio foi realizado no CEEBJA – Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos de Campo Mourão, no período de 02/03 a 15/09/2014.


2 MEMÓRIA EDUCATIVA DA AÇÃO DOCENTE E O ENSINO DE FILOSOFIA
2.1 ANAMNESE
Ementa: Levantar aspectos relevantes da sua trajetória escolar tais como: formas de aprendizagens significativas, práticas educativas,modelos e dinâmicas do processo de ensinar e aprender. Qual a sua concepção de filosofia e do ensino de filosofia a partir de sua experiência e aprendizado na escola e no curso de filosofia? Estabeleça um paralelo entre o ensino de filosofia no ensino fundamental, médio e superior. Características de bons professores e experiências que utilizaria como exemplo e fundamento para sua pratica docente.Colar aqui a versão final do memorial depois das correções finais do Geder.
2.2 Formação para a docência (esta parte deixar para estágio 2)
A Filosofia aparece como (...) lugar e instrumento de articulação. (...) realiza o trabalho de articulação cultural. Pensar e repensar a cultura não se confunde com a compatibilização de métodos e sistematização de resultados; é uma atividade autônoma e...
tracking img