Pisicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACIP – FACULDADE DE CIENCIAS SOCIAIS DOS PALMARES
Disciplina: Psicologia aplicada a Administração
Professora: Ana Eliza
Período: 3º

-------------------------------------------------
Percepçãodentro das Empresas

Em psicologia, a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza einterpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos. Os primeiros a estudarcom profundidade a percepção foram Hermann von Helmholtz, Gustav Theodor Fechner e Ernst Heinrich Weber. Para a psicologia a percepção é o processo ou resultado de se tornar consciente de objetos,relacionamentos e eventos por meio dos sentidos, que inclui atividades como reconhecer, observar e discriminar. Essas atividades permitem que os organismos se organizem e interpretem os estímulosrecebidos em conhecimento significativo. Na psicologia, o estudo da percepção é de extrema importância porque o comportamento das pessoas é baseado na interpretação que fazem da realidade e não na realidadeem si. Por este motivo, a percepção do mundo é diferente para cada um de nós, cada pessoa percebe um objeto ou uma situação de acordo com os aspectos que têm especial importância para si própria.

“Apercepção de figura-fundo é a capacidade de distinguir adequadamente objeto e fundo em uma apresentação do campo visual. Um enfraquecimento nessa capacidade pode prejudicar seriamente a capacidade deaprender de uma criança.”

O processo de percepção tem início com a atenção, ou seja, das observações por nós efetuadas. Este processo faz com que nós percebamos alguns elementos em desfavor deoutros, são fatores que influenciam a atenção, fatores externos mais importantes da atenção são a intensidade, contraste e movimento, fatores internos que mais influenciam a atenção são a motivação...
tracking img