Pisicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO PEDAGÓGICO




1. Título


A Importância do Lúdico na Educação Infantil


2. Público Alvo


Professoras da educação infantil


3. Instituição de Prática de Estágio
 
E. M. “Jorge Nogueira de Castro”


4. Município


Vargem Bonita


5. Responsável legal pela Instituição de Prática de Estágio

Diretora Ângela Maria ElordeSantos


6. Período de Prática


22/03/2012 a 19/04/2012


7. Caracterização da Realidade Escolar




A E. M. “Jorge Nogueira de Castro” é uma instituição de ensino mantida pelo poder municipal de Vargem Bonita, situada na zona rural na comunidade de confusão, onde funcionam as turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).Tem no seu total 60 alunos, quesão transportados de suas residências para a escola através do transporte escolar.A maioria dos professores mora na zona rural perto da escola, e utilizam o mesmo transporte dos alunos.
A escola conta com quatro banheiros, uma biblioteca equipada com 9 computadores e acesso à internet.O refeitório é adequado para se servir a merenda escolar, cujo cardápio é elaborado por uma nutricionista,o que oportuniza uma alimentação saudável e balanceada para as crianças.A cantina é bem organizada, e os alimentos são acondicionados de acordo com as normas higiênicas da Vigilância Sanitária.Também conta com biblioteca e sala dos computadores.Os alunos contam também com acompanhamento de profissionais especializados como fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta e atendimento odontológico.O Projeto Político Pedagógico da escola foi estruturado com a participação de todos os membros da comunidade escolar. Este contém objetivos claros com a finalidade de promover o crescimento da escola. Todos os educadores desenvolvem sua prática pedagógica procurando atingir as metas traçadas em seu Projeto Político Pedagógico.
A instituição pratica os princípios de inclusão, trabalhandoas diferenças e as diversidades, de maneira diversificada, estes alunos são atendidos, mas educados de forma igualitária, como todos os demais alunos, incluindo os valores como os limites, as regras da escola, o companheirismo, enfim, a socialização.




8. Justificativa




O lúdico, como instrumento pedagógico, será trabalhado neste projeto, considerando que, este faz parte dasatividades essenciais da dinâmica humana.
O trabalho a desenvolver com o lúdico na educação infantil é muito importante, pois é nessa fase que a criança começa um processo de exploração do mundo, desenvolvendo-se emocional, intelectual, motor e social do ser humano. O jogo e a brincadeira estão presentes em todas as fases da vida dos seres humanos, tornado especial sua existência. Odesenvolver do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento da pessoa, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, facilita os processos da socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento, torna-se um caminho estimulador e enriquecedor para se atingir uma totalidade no processo do aprender. A opção metodológica adotada parte do pressuposto de que, para seentender, os processos de significação não basta compreender os recursos lúdicos utilizados, mas, sobretudo conhecer o contexto e a utilização destes corretamente. As experiências estão embasadas nos princípios de respeito à dignidade e aos direitos das crianças como: o direito a brincar, como forma particular de expressão, o pensamento, interação e comunicação, o acesso das crianças aos bens sóciosculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades envolvendo aquelas de ordem física, afetiva, cognitiva, estica, estética, de relação interpessoal e inserção social. O desenvolvimento das potencialidades administrativas do gestor pode gerar atitudes na sua equipe educacional como autonomia, análise e reflexão essenciais à formação do cidadão.
Assim a gestão escolar...
tracking img