piramide alimentar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1790 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho irei falar um pouco sobre a pirâmide alimentar, irei falar sobre quem a criou, quando a criou, onde a criou e por quê, estarei falando também sobre sua importância em nosso cotidiano, explicando também como a pirâmide alimentar funciona e como esta dividida.

Desenvolvimento:
A maioria das pessoas que deseja perder peso pensa logo em sair cortando alimentos dadieta diária. Muitas delas aderem a dietas malucas, que obrigam as pessoas ao radicalismo e no fim das contas acabam não funcionando. O que muita gente não sabe é que dá para perder peso e manter uma alimentação saudável comendo de tudo.
A pirâmide alimentar foi concebida em meados dos anos 90, e mesmo não tendo muitos adeptos da área tornou-se indispensável em alguns consultórios de nutricionistasde todo o país. Em 2006 a pirâmide alimentar sofreu algumas pequenas atualizações, acrescentando mais qualidade de vida ao programa alimentar apresentado pela mesma, os responsáveis por toda essa mudança é o Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard. Ela mostra como uma dieta balanceada deve ser montada, separando grupos de alimentos que devem fazer parte docardápio diário.
Destaque para os americanos no que diz respeito a base da pirâmide onde foram introduzidos EXERCÍCIOS FÍSICOS, foi uma maneira de alertar as pessoas sobre a importância de uma rotina onde houvesse um foco diário nas atividades físicas, assim como a rotina alimentar.
Os criadores da nova pirâmide, enxergaram que a antiga pode ter ajudado diretamente no número de obesos no EUA. Aantiga base era formada por carboidratos como batata, arroz branco e massas em geral, que na nova estão no topo onde são recomendados que tenha parcimônia ao ingeri-los.
As gorduras, agora, tem uma ênfase maior na dieta em especial as saudáveis.
As frutas e verduras são as fontes diversificadas de vitaminas, sais minerais e fibras.
Os carboidratos mantém o destaque, porém, é destacada a escolhaconsciente do melhor a se ingerir.
A adesão de castanhas, nozes, amendoins e amêndoas na dieta é estimulada, pois são ótimas fontes de proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e sais minerais.
As proteínas ainda são uma das mais importantes da dieta, entretanto, deve-se escolher carnes magras como peixe e frango.
No final é imprescindível saber que a pirâmide deve ser usada de uma formaimparcial, ou seja, sem interpretações errôneas sobre a mesma para que ela consiga ter efeitos significativos na saúde do usuário.
Além de incentivar as atividades físicas e o consumo de alimentos integrais, a pirâmide criada por Harvard introduz grãos como castanha e nozes e recomenda redução da ingestão de carnes vermelhas em comparação ao frango, peixe e ovos, fontes mais magras de proteína.Alimentar é dar ao organismo os nutrientes necessários a sua manutenção. Os nutrientes são encontrados nos alimentos, que podem ser tanto de origem vegetal como animal. Os alimentos são partidos em pequenas porções pelos processos de digestão e absorção, que começa na boca, através da mastigação, e termina nos intestinos, onde os nutrientes são absorvidos, para serem usados nas células, tecidos, músculos,órgãos, enfim por todo organismo.
Nenhum alimento conterá todos os nutrientes necessários a manutenção da vida e um mesmo tipo de alimento podem oferecer ao organismo nutrientes em excesso, que podem causar várias doenças. O ideal então é equilibrar a alimentação. A Pirâmide Alimentar foi criada para ajudar e a entender como equilibrar esses alimentos diariamente. Os alimentos são agrupados deacordo com as suas funções e seus nutrientes.
Os objetivos da pirâmide alimentar é o consumo variado de alimentos, a ingestão menor de gorduras saturadas e colesterol, o maior consumo de frutas, verduras, legumes e grãos e a redução da ingestão de açúcar e sal. Ela se propõe a apontar como sanar as necessidades de calorias e nutrientes usando alimentos comuns ao nosso dia-a-dia.
A pirâmide...
tracking img