Pipa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 111 (27745 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INFLUÊNCIA DO MARKETING
Talvez o mais importante a dizer sobre a influência do marketing no cotidiano das organizações é que, de fato, ele é muito marcante e pode levar muitas organizações ao sucesso. Em outras palavras, as organizações praticam marketing, muitas vezes até sem saber, estão envoltas por marketing (até mesmo o praticado pelos concorrentes) e sempre necessitará de ações demarketing (de alguma natureza) pra terem melhores chances de se desenvolver. Para as pessoas, a realidade é exatamente a mesma, pense, por exemplo, por quantas ações de marketing você passa todos os dias, quantas, por exemplo, você vê, ouve ou lê na televisão, revistas, jornais, outdoors, panfletos etc.
Como ele está ao redor das pessoas e das organizações, pense: como reconhecê-lo, como aproveitar-sedele, como torná-lo útil para as outras pessoas ou organizações. Sobretudo, como saber como tomar proveito do potencial do mesmo? A resposta para esta pergunta tende a simplicidade: presta atenção a tudo a seu redor, observe o que as organizações estão fazendo para chamar sua atenção, o que os concorrentes de tais organizações fazem, logo, pesquise, procure saber o que acontece. Esteja beminformado.
Ainda nesta visão de marketing no dia a dia das organizações, pode-se destacar que, uma das maneiras mais notáveis de entendê-lo e de compreender sua aplicação e potencial se dá através da análise do CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS.
As estratégias de marketing que funcionam bem para jornais não são as mesmas que funcionam para programas de busca na Internet. Há muitas razões para as diferenças, masuma das mais importantes é que esses produtos estão em diferentes estágios de seu clico de vida. Os produtos, como os seres vivos, podem ser vistos passando por certos estágios de vida. O ciclo de vida do produto é, portanto, um modelo dos estágios do histórico de vendas e lucros de um produto. (Churchill e Peter, 2005, p.238)
Partindo das colocações de Churchill e Peter (2005, p.238) fica claroque o modelo de ciclo de vida do produto auxiliar na análise do estágio de maturidade de um produto (ou de uma indústria). Além disso, permite comparações mais segura com os principais concorrentes. Ele pode ainda ser utilizado para avaliar o estágio de desenvolvimento e maturidade de uma marca.
Um dado importante para o qual você deve ficar atento é: Quando se aborda o ciclo de vida de umproduto, por exemplo de aparelhos de fax, video cassete, discos de vinil etc., refere-se propriamente ao desenvolvimento de seu ciclo como um todo (introduzido, crescido, maturo e diclinado ou não), logo, a visão do ciclo de vida vai além de pensar no sucesso ou fracasso de uma versão específica de um produto (por ex.: uma linha de aparelhos de fax da Panasonic), ele pode referir-se à indústria dediscos de vinil, por exemplo.
O ciclo de vida de um produto visa olhar além das fronteiras da organização, não necessariamente preocupado com a competência da empresa avaliada, mas sim, olhar para a viabilidade de um produto no mercado. Basicamente, a questão seria, por exemplo, vale a pena investir em pesquisas tecnológicas e em esforços de mercado objetivando aumentar a produção e venda de fitasVHS? Portanto, através da análise do ciclo de vida do produto é possível chegar a uma respostas segura para esta questão.
Veja a figura a seguir, ela representa um esboço tradicional para entendimento do ciclo de vida do produto, trata-se da curva padrão do ciclo de vida, podendo ser alterada de acordo com a realidade de cada produto analisado. Aliás, alguns produto – felizmente – mesmo já commuita idade, não se encontram em declinio e talvez levem décadas para chegar a ele, por exemplo a Coca-Cola (que como produto, teria a curva abaixo até o ponto de maturidade, não havendo declínio).
Os produtos têm ciclos de vida cada vez mais curtos e muitos produtos em indústrias maduras são revitalizados através da diferenciação e da segmentação do mercado (lembre-se do livro-texto da disciplina...
tracking img