Vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

MARIA MARTHA DE SANTANA RODRIGUES











ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA




PRODUÇÃO TEXTUAL














ITABUNA – BA.
17 DE NOVEMBRO DE 2009.





MARIA MARTHA DE SANTANA RODRIGUES







ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA




PRODUÇÃO TEXTUALTrabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Administração Orçamentária.


Orientador: Tutora Juliana Carolina Gardenal











ITABUNA –BA.

17 DE NOVEMBRO DE 2009.















PLANEJAMENTO





O ato de planejarfaz parte da história do ser humano, pois o desejo de transformar sonhos em realidade objetiva é uma preocupação marcante de toda pessoa. Em nosso dia-a-dia, sempre estamos enfrentando situações que necessitam de planejamento, mas nem sempre as atividades diárias são delineadas em etapas concretas da ação, uma vez que já pertencem ao contexto de nossa rotina. Entretanto, para a realização deatividades que não estão inseridas no cotidiano de cada um, usa-se os processos racionais para alcançar o que deseja-se; planejamento, plano, programa, projeto, plano estratégico, plano operacional, e outros, podem ser aplicados a partir de experiências pessoais e profissionais.

     As idéias que envolvem o planejamento são amplamente discutidas nos dias atuais, mas um dos complicadores para oexercício da prática de planejar parece ser a compreensão de conceitos e o uso adequado dos mesmos.

“È impossível enumerar todos tipos e níveis de planejamento necessários à atividade humana. Sobretudo porque, sendo a pessoa humana condenada, por sua racionalidade, a realizar algum tipo de planejamento, está sempre ensaiando processos de transformar suas idéias em realidade. Embora não o faça demaneira consciente e eficaz, a pessoa humana possui uma estrutura básica que a leva a divisar o futuro, a analisar a realidade a propor ações e atitudes para transformá-la”. (Gandin (2001, p. 83).

Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais eoutras atividades humanas. O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações (PADILHA, 2001, p. 30).





2- Osinvestimentos corporativos podem ser decorrentes de estrategias competitivas ou corporativas, de planos de capacitação ou de Expansão. Estes investimentos sofrem avaliações quanto a:

• Relação Custo Beneficio

O conceito de custo benefício é muito utilizado na nossa vida e em várias áreas de atuação onde escolhas se fazem necessárias, não somente em questões comerciais ou financeiras, A relaçãocusto-beneficio ou RCB (em inglês, cost-benefit ratio ou CBR) é um indicador que relaciona os benefícios de um projeto ou proposta, expressos em termos monetários, e o seus custos, também expressos em termos monetários. Tanto os benefícios como os custos devem ser expressos em valores presentes.
• Riscos envolvidos no Plano Estrategico

A utilização de planos estratégicos ou de negócios é umprocesso dinâmico, sistémico, participativo e contínuo para a determinação dos objetivos, estratégias e ações da organização; assume-se como um instrumento relevante para lidar com as mudanças do meio ambiente interno e externo e para contribuir para o sucesso das organizações. É uma ferramenta que concilia a estratégia com a realidade empresarial. O plano de negócio é um documento vivo, no...
tracking img