Bombas pneumatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1.PROJETO INFORMACIONAL 3
2.PROJETO CONCEITUAL 5
3.PROJETO DETALHADO 8
4.PROGRAMAÇÃO PARA A PRODUÇÃO 11
5.LANÇAMENTO DO PRODUTO 15
6.REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 17
1.PROJETO INFORMACIONAL

O termo Pneumática é derivado do grego Pneumos ou Pneuma (respiração, sopro) e é definido como a parte da Física que se ocupa da dinâmica e dos fenômenos físicos relacionados com os gasesou vácuos. É também o estudo da conservação da energia pneumática em energia mecânica, através dos respectivos elementos de trabalho.
O uso da pneumática é muito antigo, há mais de 2000 anos foram construídas máquinas pneumáticas, produzindo energia pneumática por meio de um pistão. Como instrumento de trabalho utilizavam um cilindro de madeira dotado de êmbolo. Evidente que esses mecanismoseram muito simples e limitados. Os povos antigos aproveitavam ainda a força gerada pela dilatação do ar aquecido e a força produzida pelo vento.
No século III d.C., um grego, Hero, escreveu um trabalho em dois volumes sobre as aplicações do ar comprimento e do vácuo. Contudo, a falta de recursos materiais adequados, e mesmo incentivos, contribuiu para que a maior parte destas primeiras aplicaçõesnão fosse prática ou não pudesse ser convenientemente desenvolvida. A técnica era extremamente depreciada, a não ser que estivesse a serviço de reis e exércitos, para aprimoramento das máquinas de guerra. Como conseqüência, a maioria das informações perdeu-se por séculos.
Durante um longo período, o desenvolvimento da energia pneumática sofreu paralisação, renascendo apenas nos séculos XVIe XVII, com as descobertas dos grandes pensadores e cientistas como Galileu, Otto Von Guericke, Robert Boyle, Bacon e outros que passaram a observar as leis naturais sobre compressão e expansão dos gases. Leibinz, Huyghens, Papin e Newcomem são considerados os pais da Física Experimental, sendo que os dois últimos consideravam a pressão atmosférica como uma força enorme contra o vácuo efetivo, oque era objeto das Ciências Naturais, Filosóficas e da Especulação Teológica desde Aristóteles até o final da época Escolástica. Encerrando esse período, encontra-se Evangelista Torricelli, o inventor do barômetro, um tubo de mercúrio para medir a pressão atmosférica. Com a invenção da máquina a vapor de James Watt, tem início a era da máquina. No decorrer dos séculos, desenvolveram-se váriasmaneiras de aplicação do ar, com o aprimoramento da técnica e novas descobertas. Assim, foram surgindo os mais extraordinários conhecimentos físicos, bem como alguns instrumentos.
Um longo caminho foi percorrido, das máquinas impulsionadas por ar comprimido na Alexandria aos engenhos pneumoeletrônicos de nossos dias. Portanto, o homem sempre tentou aprisionar esta força para colocá-la a seuserviço, com um único objetivo: controlá-la e fazê-la trabalhar quando necessário. Atualmente, o controle do ar suplanta os melhores graus da eficiência, executando operações sem fadiga, economizando tempo, ferramentas e materiais, além de fornecer segurança ao trabalho.
A força pneumática é essencial para o mundo moderno, essa forma de energia é fundamental em diversos setores tecnológicos e écom ela que se movimentam grande parte das máquinas e dispositivos mecânicos automatizados ou pré-automatizados. É mais utilizada em dispositivos e máquinas de menor tamanho.
Amplas áreas de automatização foram possíveis com a introdução de sistemas pneumáticos para controle de movimentos.
Comandos pneumáticos são sistemas de controle de força e movimento, modernos e de altatecnologia, utilizados para a geração das forças que movimentam as máquinas. A pneumática se sobressai dos demais sistemas de geração de energia, pela sua simplicidade, facilidade de manutenção, conforto e segurança que proporciona ao homem moderno. É um mecanismo que funciona com ar comprimido, composto de tubulações e válvulas cuja função é transformar a pressão do fluido ali confinado, em força...
tracking img