Pioneiros da internet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM – UNIDADE 2 – INTERNET
Com o objetivo de ampliar o seu conhecimento sobre a rede mundial de computadores, Internet, faça uma pesquisa/busca, na Internet ou algum suporte físico como livros por exemplo, e responda o que se pede nos itens abaixo. É importante que você cite a origem/fonte de onde foi encontrada a sua resposta.

Faça/redija um breve currículo dosseguintes pioneiros da Internet:

• Marc Andreessen

Marc Andreessen (9 de julho de 1971) é o presidente da Opsware, uma empresa de software. É mais conhecido por ser o co-fundador da Netscape Communications Corporation e co-autor do Mosaic, o primeiro navegador WWW gráfico.
Andreessen nasceu em Cedar Falls, Iowa, nos Estados Unidos, e criou-se em New Lisbon, em Wisconsin. Seu pai era vendedorde sementes da Pioneer, e sua mãe trabalhava em uma loja de roupas que vendia através de catálogos de produtos.
Andreessen recebeu seu bacharelado em ciência da computação da Universidade de Illinois. Estágiou durante um verão na IBM, em Austin, no Texas. Também trabalhou no Centro Nacional para Aplicativos de Supercomputação, onde adaptou-se com o ViolaWWW criado por Pei-Yuan Wei, que erabaseado nos padrões abertos da World Wide Web de Tim Berners-Lee. Estes navegadores antigos de Internet eram criados para funcionar apenas com as antigas e caras estações de trabalho em Unix. Então Andreessen e Eric Bina trabalharam juntos para criar um navegador que fosse mais amigável, melhor e com gráficos que funcionasse em PCs. O código resultante tornou-se o navegador Mosaic.
Após sua graduaçãoda universidade em 1993, Andreessen mudou-se para a Califórnia para trabalhar na Terisa Systems, uma subsidiária da Enterprise Integration Technologies. Andreessen conheceu Jim Clark, o fundador da Silicon Graphics. Clark estava infeliz com a diretoria superior da Silicon Graphics e estava procurando investir em outras oportunidades. Clark acreditou que o navegador Mosaic tinha grandesoportunidades comerciais e forneceu o investimento inicial. Logo a Mosaic Communications Corporation estava em funcionamento em Mountain View, Califórnia, com Andreessen apontado como vice-presidente. A Universidade de Illinois estava infeliz com o uso do nome Mosaic, então a Mosaic Communications mudou seu nome para Netscape Communications, e o seu navegador tornou-se o Netscape Navigator.
O sucesso doNetscape chamou a atenção da Microsoft, que reconheceu o potencial da rede e queria se colocar na frente da crescente revolução da Internet. A Microsoft licenciou o código-fonte do Mosaic da Spyglass, Inc., da Universidade de Illinois, e tornou-se no Internet Explorer. A batalha resultante entre as duas empresas ficou conhecida como a guerra dos navegadores; a Microsoft eventualmente (e muitosacreditam que foi inevitavelmente) tornou-se a vencedora, e o Netscape foi comprado em 1999 pela AOL, que tornou Andreessen chefe de tecnologia da empresa.
O entusiasmo e a excitação inicial já tinham desaparecido e ele logo sairia para formar a LoudCloud, uma empresa baseada em serviços para a Web que também tinha ações. A LoudCloud mudou seu nome para Opsware em 2002. A empresa tem grandes acordos coma HP, EDS e com outras empresas listadas na Fortune 500 que dependem do software deles para a automação de sua infra-estrutura de IT. Em Outubro de 2005, Andreesen fundou o Ning juntamente com Gina Bianchini.
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marc_Andreessen
• Tim Berners-Lee
Sir Timothy John Berners-Lee é ninguém menos que o inventor da World Wide Web (WWW). Criada em 1989, a web é aplataforma gráfica e interativa que popularizou a internet fora dos meios acadêmicos e de pesquisa. Ele não quis patentear o invento. "Ela é uma criação social, e não um brinquedinho", escreveu Berners-Lee, no fim dos anos 90. Hoje, o físico garante que não se arrepende da decisão, que poderia tê-lo tornado biliardário. Atualmente, ele se dedica a aprimorar ainda mais os recursos da rede e está à...
tracking img