Pim i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - PIM I

Grupo:

Antonio Ricardo Spicka - RA 1000006

Ana Paula Menezes - RA 1011993

Cleberson Roberto Teixeira - RA 1001784Fabio de Oliveira - RA 1005034

Lidiane Avelar da Mata - RA 1012168

Sidinei Goia - RA

Sup Tec em Gestão da Tecnologia da Informação

1º SEMESTRE

RIO CLARO – SP

2010

Introdução

O uso de computadores em escolas do ensinofundamental também chamada inclusão digital é uma prática já usada há algum tempo em escolas particulares e uma novidade nas escolas do ensino público. Essa obrigatoriedade tem sido alvo de inúmeras discussões e incansáveis debates entre defensores do uso da tecnologia a favor do conhecimento e dos que acreditam que os computadores e/ou outras tecnologias podem “emburrecer” os alunos que já não saberiamefetuar uma simples adição sem o uso de uma calculadora, por exemplo. Essa questão não é o alvo principal desse projeto, portanto não será discutida aqui, apesar de ter sido citada apenas como informação e até mesmo como assunto para reflexão, pois acreditamos que o uso da tecnologia não é o pivô dessa disputa e sim a metodologia aplicada, como voltaremos a debater mais a frente.

Nessetrabalho estudaremos mais a fundo duas escolas por nós visitadas, sendo uma do ensino fundamental do ensino público e outra do ensino privado onde detalharemos os equipamentos usados e suas arquiteturas, sistemas operacionais, softwares, aplicativos específicos e também a metodologia de ensino e suas implicações. Por fim, depois de uma análise critica, vamos propor um plano de melhoria, senecessário, e/ou sugestões para um melhor aproveitamento de todo esse recurso.

1. Uso de computadores nas escolas do ensino fundamental.

Nesse tópico vamos apenas descrever o que foi encontrado nas visitas abordando um pouco mais a metodologia do que a parte técnica em si, que deixaremos para estudar no capítulo 2 e 3.

1. Escola do ensino privado COLÉGIO KOELLE em Rio Claro, SP.Visita feita em 25 de Março de 2010.

O laboratório de informática do ensino infantil-fundamental conta com quinze computadores, sendo catorze para os alunos e um para a professora que não é um servidor, mas que consegue gerenciar certos aplicativos dos demais computadores, uma impressora jato de tinta multifuncional ligada em rede, projetor data show, switch de dezesseis portas. Esselaboratório atualizado com esses equipamentos já conta com três anos, mas já usam a informática há pelo menos seis anos.

Os computadores todos são de nova geração com processadores Core 2 Duo, com 2 Gb de memória RAM, HD SATA de 120 Gb. O sistema operacional (doravante chamado de SO) usado é o Windows XP Profissional com atualização para SP3. O servidor de internet da escola possuiu uma aplicação defirewall que bloqueia conexões de entradas/saídas para aplicativos como MSN e sites de relacionamentos, também para o GOOGLE. No caso de pesquisas a professora libera apenas o site em questão já escolhido mediante uma prévia consulta.

O laboratório recebe alunos desde o maternal (2 anos) até o nono ano (antiga 8ª série), lógico que com uma metodologia diferente para cada período.

Osalunos do maternal têm aula de apenas 10 minutos, visto que a concentração de uma criança nessa idade não ultrapassa 15 a 20 minutos, nessas aulas o objetivo é relacionar o movimento do mouse com o movimento no monitor usando um aplicativo que criar formas e cores e movimenta figuras e com isso trabalhar a coordenação motora e iniciar o contato com o computador. Os alunos de PRE I, II e III já...
tracking img