Vida urbana e rural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Vida urbana e rural

Os modos de vida urbana e rural são dois tipos de sociedade estreitamente interdependentes.
A Cidade como uma realidade, sendo determinada pela forma de associação humana eum meio que produz uma forma também específica de vida, a cidade não apenas como uma entidade física, mas um modo de vida.O Urbanismo não deve ser confundido com urbanização ou com a entidade física dacidade, portanto, deve ser rigidamente limitado no espaço, mas como um modo de vida que se estende para além da cidade.

Esta relação é determinada pelo duplo pressuposto da existência de umexcedente agrícola e a possibilidade de trocar esse excedente. A realização desta permuta é determinada por um conjunto de fatores em duplo sentido, nomeadamente através do uso dos transportes e docomércio. Uma parte do produto do trabalho dos camponeses converte-se em mercadorias a escoar para o mercado, dando começo à prática de uma produção mercantil monetária. O campo proporciona a alimentação e oshomens da cidade fornecem as ferramentas, os artigos manufaturados e a tecnologia. Se a agricultura tornou possível o nascimento da cidade e condicionou a sua evolução, por sua vez, a cidade tornou-seessencial para facilitar as trocas ou a aplicação e manutenção de inovações técnicas. As relações entre a cidade e o campo ligam o desenvolvimento do fenômeno urbano ao excedente agrícola. É evidentea impossibilidade da existência de cidades sem agricultura.
O modelo de sociedade escolhido lembra muito o que fazem e como vivem os insetos sociais, como as abelhas, formigas e cupins, o que édiferente de praticamente todos os modelos de animais existentes na natureza e de porte mais similar ao nosso. Independentemente disso ser adequado ou não, é no mínimo estranho basear nosso estilo devida em modelos adequados para animais de tamanho tão diminuto, que tem por necessidade, viver em comunidades mais adensadas para que possam ser respeitados e competitivos na natureza.
O poder urbano...
tracking img