Marketing internacional china

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL

ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS

Curso de Marketing

Marketing Internacional

China



Índice

1. Sumário Executivo 3
2. Introdução 4
3. Contexto Económico e Político-Legal da China 6
4.1. Contexto Económico 6
4.2. Contexto Político 7
4.3. Contexto Legal 8
4.Razões para ‘Doing Business’ 10
5. Caracterização Sócio-Cultural 11
6.4. Religião 12
6.5. Linguagem 13
6.6. Alimentação 14
6.7. Educação 15
6.8. Curiosidades 15
6. Diferenças e Semelhanças Portugal – China 16
7.9. Aspectos Culturais 16
7.10. Modelo de Hofstede 18
7.Confronto de culturas 19
8. Conclusão 22
9. Referências Bibliográficas 25
Anexos

1. Sumário Executivo
O trabalho desenvolvido incide sobre a China, país escolhido por ser neste momento uma das maiores potências económicas e em constante crescimento. A importância para futuros marketeers de estudar este país poderá ser de extrema relevância pois tudo aponta paragrandes oportunidades neste mercado.
Quanto ao contexto económico da China, veremos que este é um país onde a liberdade económica é maioritariamente reprimida, sendo altamente controlada pelo estado. Também existe grande controlo da imprensa e dos meios de comunicação por parte do governo chinês. Na China existe uma crescente preocupação ao nível da protecção da propriedade intelectual, havendoalgumas questões relacionadas com marcas, patentes e direitos de autor, apesar de serem feitos esforços no sentido de regulamentar estas práticas. As taxas alfandegárias relativas à entrada de produtos na China têm vindo a diminuir, e a sua entrada na Organização Mundial do Comércio permitiu que as empresas exportadoras diminuíssem os seus encargos. O facto de existir neste momento uma maior abertura domercado chinês em relação a trocas externas tem atraído muitas empresas.
Diversos factores de natureza sócio-cultural serão também abordados neste trabalho, como aquilo que contribui para a sociedade chinesa como a conhecemos hoje, a relevância da religião, a linguagem por eles utilizada (verbal e não-verbal), o valor da educação, assim como algumas curiosidades sobre esse país. Neste trabalhoiremos ainda demonstrar as diferenças e semelhanças entre a cultura Portuguesa e Chinesa relativamente aos seus valores e atitudes, maneiras e hábitos, linguagem (essencialmente não-verbal), a estrutura social, religião, educação e estética. Através do modelo de Hofstede será também possível verificar algumas diferenças existentes. Por fim irá ser analisado o choque cultural que se dá aquando doconfronto de culturas, e uma sugestão de como estes poderão ser contornados, facilitando desta forma o envolvimento empresarial entre Portugal e o mercado Chinês.



2.Introdução
No âmbito da Unidade Curricular de Marketing Internacional, este trabalho foi encarado por todos os membros do grupo como sendo relevante para estudar algumas características importantes de um país à nossa escolha.Desde o princípio que achámos interessante falar de um dos países emergentes em termos económicos e de preferência com grandes diferenças a nível cultural. Assim surgiu a ideia de desenvolver o trabalho sobre a China, uma das maiores potências económicas mundiais e onde o crescimento económico tem sido constante.
Numa primeira fase, abordaremos o Contexto Económico e Político-Legal Chinês, ondedividiremos esse primeiro capítulo em Contexto Económico, Contexto Político e Contexto Legal. Foram feitas pesquisas de forma a termos informação específica e fundamentada, tanto em relação aos indicadores económicos da China (como por exemplo o PIB, PIB per capita, dados sobre o crescimento económico e até relacionados com a moeda e bolsa chinesas) como também nos aspectos a nível político (como...
tracking img