Pim 5

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2108 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
Considerando o papel crucial que a Tecnologia da Informação (TI) desempenha ao apoiar e melhorar as operações de negócio, as empresas estão mais dependentes de seus serviços e infra-estrutura. Este fato implica em uma maior atenção para com os serviços de TI, os quais devem ser cuidadosamente projetados e mantidos para suportar as necessidades do negócio. As abordagens convencionaistratam o projeto de infra-estruturas escolhendo a configuração de menor custo que suporte eficientemente os serviços de TI. No entanto, as necessidades do negócio vão muito além do custo da infra-estrutura e precisam ser capturadas e relacionadas às questões técnicas de TI. Esta dissertação apresenta uma investigação formal de técnicas de projeto de infra-estruturas de TI e acordos de níveis deserviços onde as métricas de negócio são levadas em consideração - esta é a principal diferença em relação às abordagens existentes. A abordagem proposta é baseada no conceito de Gartner, que estabelece uma relação formal entre a infra-estrutura de TI, economia e mercado e Finanças e projeto Ti.

Palavras-chave:Tecnologia , projeto e economia.

Abstract
Considering the crucial role that InformationTechnology (IT) plays in supporting and improving business operations, companies are more dependent on their services and infrastructure. This fact implies a greater attention to IT services, which must be carefully designed and maintained to support the business needs. Conventional approaches deal with the infrastructure project by choosing the lowest cost configuration that efficiently supportthe IT services. However, the business needs go far beyond the cost of infrastructure and need to be captured and technical issues related to IT. This thesis presents a formal investigation into technical design of infrastructure and IT service level agreements where the business metrics are taken into account - this is the main difference with existing approaches. The proposed approach is based onthe concept of Gartner, establishing a formal relationship between the IT infrastructure, economy and market and project finance and Ti

Keywords: Technology, Design and economics.


1. Sumário.
1. Sumário 5
2. Lista de ilustrações 6
3. Lista de tabelas 7
4. Introdução 8
5. Desenvolvimento 9

2. Lista de ilustrações.
Figura 01 Ponto deequilíbrio 14


3. Lista de tabelas e Quadros.
Quadro 01 Formula do VLP 13

4. Introdução.
Ao pensarmos na área de tecnologia, popularmente chamada de informática o que nós vem à cabeça?
Se analisarmos de um modo geral o pensamento da população mais leiga no assunto possivelmente encontraremos um pensamento voltado à manutenção de equipamentos o uso de programas e aplicativos deescritórios ou algo nesse gênero.
Mais a área de tecnologia não se limita a isso e nesse trabalho busca-se arranhar apenas a superfície desse assunto e dentre as variais áreas de tecnologia.
Uma vez que a Tecnologia da Informação (TI) tem fundamental importância no apoio às operações de negócio, as empresas estão cada vez mais dependentes de sua infra-estrutura e seus serviços de TI. Concomitantemente,com o passar do tempo, a TI teve que evoluir de forma a tornar-se capaz de atender às novas regras do mercado. Neste sentido, as metodologias de gerência de TI também tiveram que evoluir de forma a acompanhar a TI.

Nesse trabalho iremos buscar e aplicar as teorias apresentadas nas disciplinas:
• Economia e Mercado;
• Finanças em Projeto de TI;
• Gerenciamento de Infra-Estrutura;
Aintegração dessas disciplinas permite transformar o conhecimento em algo palpável e aplicável a realidade de cada caso encontrado e em soluções possíveis.

5. Desenvolvimento.
Antes de iniciarmos esse trabalho para facilitar a leitura a leigos vamos explicar o que cada uma dessas áreas abordadas é:
 Economia e Mercado;
 Finanças em Projeto de TI;
 Gerenciamento de Infra-Estrutura;
5.1 –...
tracking img