Pim 2 semestre recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

Unidade II
7 INTRODUÇÃO

Como visto na unidade anterior, a estrutura teórica geral de Jean Piaget foi chamada de epistemologia genética, por desvendar os processos e os mecanismos principais do desenvolvimento cognitivo do ser humano. 5 Ele preocupou-se em saber como o conhecimento progride desde o nascimento até os aspectos mais complexos,até a formatização do conhecimento na adolescência. Praticamente explorou todas as categorias cognitivas.

Concluiu que, ao longo da vida, o ser humano passa por uma 10 série de etapas sequenciais, relacionadas com a idade, podendo, entretanto, variar para cada indivíduo. Explicou que cada estágio, ou etapas, tem muitas formas estruturais detalhadas. A essas etapas deu o nome de estágios,explicando que seus surgimentos, ou seja, sua ordem de aparecimento, são os mesmos para todas 15 as crianças. Considerou, ainda, a influência da qualidade do meio físico e social nos quais a criança é criada. Assim, dependendo do estágio em que a criança se encontra, fornecerá explicações diferentes da realidade. Piaget demonstrou que existem quatro estágios, quatro estruturas de desenvolvimento cognitivono ser humano: período 20 sensório-motor, período pré-operacional, período das operações concretas e período das operações formais. Deu, assim, origem à teoria cognitiva.
A teoria cognitiva de Jean Piaget apresenta quatro estágios: sensóriomotor, pré-operacional, operações concretas e operações formais.

17

Unidade II
8 PERÍODO SENSÓRIO-MOTOR

O período sensório-motor vai do nascimentoaté os dois anos de idade, aproximadamente.1 Refere-se ao período anterior à linguagem. A vida mental reduz-se ao exercício de aparelhos reflexos, às coordenações 5 sensoriais e motoras de fundo hereditário que correspondem a tendências instintivas, como a nutrição. As construções efetuam-se, exclusivamente, apoiadas em percepções e movimentos, ou seja, por meio de uma coordenação sensóriomotora dasações, sem que intervenha a representação ou o 10 pensamento. Nesse período, predomina uma forma de inteligência empírica, exploratória, não verbal. É uma inteligência iminentemente prática. A criança soma conhecimentos pela experiência, examinando e experimentando com os objetos ao 15 seu alcance. Devido à falta de função simbólica, o bebê ainda não apresenta pensamento nem afetividade ligada arepresentações que permitam evocar pessoas ou objetos na ausência deles. Entretanto, um conjunto de subestruturas cognitivas é elaborado nesse período que servirão de ponto de partida para as suas construções perceptivas e intelectuais interiores, assim como certo número de reações afetivas elementares, que lhe permitirão, em parte, a afetividade 25 subsequente. Dos movimentos espontâneos e doreflexo aos hábitos adquiridos e destes à inteligência, há progressão contínua. Inclusive, o desenvolvimento mental no decorrer dos dezoito primeiros meses da existência é particularmente rápido e importante. 20
Cada uma das idades indicadas nesta obra é, sempre, uma idade média, aproximativa.
1

18

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
A partir dos quatro meses e meio, em média, obebê já tem a coordenação entre a visão e a preensão. Por exemplo, o bebê tem a tendência a agarrar e manipular tudo o que vê próximo a si. Pega em um cordão pendente do teto do berço e sacode, 5 dessa maneira, todos os chocalhos suspensos acima dele. Depois, basta suspender um novo brinquedo ao teto do berço para que a criança procure o cordão, o que já constitui princípio de diferenciação entre afinalidade e o meio. Está-se no limiar da inteligência. Por volta dos onze ou doze meses, a criança já procura novos meios para suas ações. Por exemplo, se um objeto distante está colocado em cima de um tapete, a criança, depois de haver tentado, sem sucesso, pegá-lo, pode, talvez por acaso, agarrar um canto do tapete, conseguindo, pouco a pouco, alcançar o 15 objeto. 10 No fim do período...
tracking img