Pilhas e baterias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2013
Pilhas e baterias

Luís Miguel Nunes Tiago Nº 21220790

Pilhas e baterias 2013

Introdução: Neste trabalho vou estudar as pilhas e baterias de um modo geral, aprofundando mais as reações que ocorrem. Por fim vou falar no impacto que estes dispositivos tem no organismo do ser humano e no meio ambiente.

2

Luís Miguel Nunes Tiago

Pilhas e baterias 2013

Índice

Conceitos....................................................................................................................................... 4 Características ............................................................................................................................... 5 Bateriasprimárias.......................................................................................................................... 6 Baterias secundárias ...................................................................................................................... 9 Efeitos na saúde............................................................................................................................. 9 Webgrafia.................................................................................................................................... 14

3

Luís Miguel Nunes Tiago

Pilhas e baterias 2013

Conceitos
Célula galvânica: É um dispositivo que transforma a energia química em energia elétrica. É constituída por dois eletrodos de diferentes metais onde é produzida uma reação que reduz um dos eletrodos e oxida o outro. O eletrodo que se oxida sede electrões ao que se reduz.Ao eletrodo que se oxida é chamado ânodo e o que se reduz o cátodo. Para se manter em equilíbrio todo o processo é introduzida uma ponte salina que fornece os iões necessários ás soluções. Uma das primeiras pilhas foi criada graças ao cientista e professor inglês John Daniell, em 1836.

Imagem nº2: John Daniell Imagem nº1: Pilha de Daniell

Pilha - Célula galvânica. Bateria – É um conjunto depilhas ligadas em série ou paralelo.

4

Luís Miguel Nunes Tiago

Pilhas e baterias 2013

Características
Diferença de potencial: A diferença de potencial gerada na pilha durante um certo tempo faz mover os eletrões e a consequente geração de uma corrente eletrica. Energia armazenada: É a quantidade de energia que a pilha/bateria pode fornecer e é representada por A/h, ou seja, é aquantidade de corrente que é possível fornecer durante um determinado intervalo de tempo.

Tipos de pilhas/baterias

Baterias primárias (Não recarregáveis):

  

Pilha de Leclanché Pilhas Alcalinas Pilhas de Lítio
Imagem nº3: Pilha de Leclanché

Baterias secundárias (Recarregáveis):

  

Baterias de Chumbo Baterias de Níquel‐Cadmio Baterias de Ião Litio
Imagem nº4: Bateria deChumbo

5

Luís Miguel Nunes Tiago

Pilhas e baterias 2013

Baterias primárias

Pilha de Leclanché:

   

Inventada pelo químico francês George Leclanché em 1860. É a pilha mais comum. Barata. Com limitações a nível de corrente.

Imagem nº5: Pilha de Leclanché

Reações durante o processo de descarga:

Ânodo Zn2+ (aq) + 2 e‐ ← Zn (s) Cátodo 2MnO2(s) + 2H2O(l) + 2e → 2MnOOH(s)+ 2OH–(aq) Equação redox Zn(s) + 2MnO2(s) + 2NH4Cl(aq) → Zn(NH3)2Cl2(s) + 2MnOOH(s)

6

Luís Miguel Nunes Tiago

Pilhas e baterias 2013

Pilhas Alcalinas



 



As pilhas alcalinas são constituídas por Zinco e Dióxido de Manganês e são uma variação da pilha de Leclanché. Por serem pilhas melhoradas, conseguem armazenar mais energia. Mantêm quase a totalidade da capacidademesmo durante longos períodos sem serem utilizadas. Podem ser utilizadas em aparelhos que exigem correntes mais elevadas.
Imagem nº6: Pilha alcalina

Reações durante o processo de descarga:

Ânodo Zn(s) + 2OH–(aq) → Zn(OH)2(s) + 2e– Cátodo 2MnO2(s) + 2H2O(l) + 2e– →2MnOOH(s) + 2OH–(aq) Equação redox Zn(s) + 2MnO2(s) + 2H2O(l) → Zn(OH)2(s) + 2MnOOH(s)

7

Luís Miguel Nunes Tiago

Pilhas...
tracking img