Perry anderson

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (883 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Perry Anderson (nascido em 1938) é um intelectual Marxista. É professor de História e Sociologia na UCLA. Defendia a idéia de um Estado Absolutista Feudal (pois a discussão historiográfica compreendetrês hipóteses : o Estado Absolutista como um Estado Burguês, Feudal ou Neutro).

O texto de Perry Anderson “O Estado Absolutista no Ocidente” vem trazer a essência do Estado absoluto e suascontradições, a fase de transição entre o Feudalismo e o Capitalismo é marcada pelo aparecimento das relações político-econômica do Mercantilismo e pelo surgimento da estrutura centralizadora do Estadoabsoluto.

A organização dos Estados absolutos europeus aparece desde o fim da idade média, com a formação de limites e fronteiras e se acentua, principalmente, com o mercantilismo. Neste momento asrelações sociais são marcadas por características feudais e por características embrionárias das relações burguesas.

Numa crítica a Engels e Marx acerca da gênese do Estado absoluto, Perry Andersonvai mostrar que: “A classificação do absolutismo como um mecanismo de equilíbrio político entre a nobreza e a burguesia muitas vezes resvala para a sua designação implícita ou explícitafundamentalmente como um tipo de Estado burguês enquanto tal”.

E vai além, alertando para o pouco aprofundamento de Marx e Engels a respeito das novas monarquias absolutas que se formavam por toda Europa: “Umateorização directa das novas monarquias centralizadas que surgiram na Renascença européia nunca foi feita, quer por um quer pelo outro dos fundadores do materialismo histórico”.

Para entender oproblema da natureza social do absolutismo, diz o autor: “A sua solução correcta é, na verdade, vital para a compreensão da passagem do feudalismo para o capitalismo na Europa e dos sistemas políticosque a distinguiram”. Com a introdução de exércitos permanentes, a criação de sistemas fiscais nacional, a codificação do direito e implementação de princípios do mercado unificado nos levam a...
tracking img