Pic - drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Marex


Dependência química, novas formar de pensar e enfrentar o problema

Maringá
2012


Dependência química, novas formar de pensar e enfrentar o problema

Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia Cientifica, do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, como parte da avaliação do Segundo semestre.
Profª Meire Mathias.

Maringá
2012

Drogas –Novas formar de pensar e enfrentar o problema

“Procurou o homem, desde a mais remota antiguidade,
encontrar um remédio que tivesse a propriedade de ali-
viar suas dores, serenar suas paixões, trazer-lhe alegria,
livra-lo de angústias, do medo ou que lhe desse o privi-
légio de prever o futuro, que lhe proporcionasse cora-
gem, ânimo para enfrentar as tristezas e o vazio da vida”.
LauroSollero 1979

O que são drogas
Segunda a OMS (Organização Mundial de Saúde), droga é uma substância natural ou sintética que modifica o funcionamento do organismo introduzido.
Existem uma classificação entre as drogas, algumas são consideradas medicamentos, usados para controlar doenças físicas e distúrbios mentais. O outro tipo de droga são as que de alguma maneira alteram o estado mental, nopsiquismo, essas chamadas de drogas psicotrópicas. “A divisão também é feita por Drogas Lícitas que são aquelas comercializadas de forma legal, podendo ou não estar submetidas a algum tipo de restrição. Como por exemplo o álcool e alguns medicamento que só podem ser adquiridos por meio de prescrição médica especial. Drogas ilícitas são aquelas proibidas pela lei.” Assim defini o autor SérgioNicastri no Capitulo 01 do Livro Prevenção o ao uso indevido de drogas.
No geral as Drogas são o Álcool , Barbitúricos, Benzodiazepínicos, Opióides, Anfetaminas, cocaína, Maconha , LSD, Tabaco e outras... Cada uma dessas drogas trazem um efeito de uso , efeitos tóxicos e causas no organismo.
O álcool etílico é um produto da fermentação de carboidratos presentes em vegetais, como a cana-de-açúcar, auva e a cevada. Foi uma das primeiras substâncias a ser estudada pelo fato das conseqüências do uso ser um dos maiores problemas de saúde publica, e também o grande número de mortalidade. Há uma relação entre o efeito do álcool e os níveis da substância no sangue, que varia em função do tipo de bebida ingerida qual era o tipo de alimentos no estomago e a alteração do seu metabolismo devido a esseconsumo. Ele induz a tolerância (resistência ao efeito do álcool quando ocorre um consumo prolongado).

Motivo Para usar drogas
O uso de drogas vem a muitos anos sendo analisado para que possa entender um motivo para essa dependência. Até hoje não se definiu uma causa suficientemente forte que justifique o uso de drogas, nenhuma pessoa nasce predestinada a usar álcool e outras drogas ou setorna dependente apenas por influência de amigos ou pela grande oferta do trafico. Muitas vezes, mesmo sabendo que as drogas fazem mal e dos perigos da dependência de drogas, a pessoa assume os riscos de usa-las. Algumas pessoas relatam que usam drogas devido ao desconforto consigo mesmas e a falta de apoio e carinho da família. Já outras relatam que é pela curiosidade de saber quais são as sensaçõesque as drogas podem trazer. Há ainda, as que acreditam, que as pessoas se drogam por problemas da vida como: a solidão, amizades ruins, rebeldia, depressão, raiva e desprezo. De um modo geral os especialistas acreditam que as pessoas usam drogas com o objetivo de : reduzir sensações desagradáveis ( por exemplo: dor, insônia, ansiedade, angustia, depressão, etc.), aumentar sensações de prazer ,aumentar o rendimentos psicofísicos e estéticos, transcender as limitações do corpo ou como substituto para experiências.
Existem também alguns fatores que podem contribuir para o uso abusivo de drogas, como fatores de risco; São os que tornam a pessoa mais propensas a ter comportamentos que podem levar ao uso ou abuso de drogas.
O outro lado são os fatores que mesmo o individuo tendo contato...
tracking img