Pib e pnb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2105 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PIB

O QUE SIGNIFICA ?

É O PRODUTO INTERNO BRUTO representa a soma das riquezas geradas pelo conjunto dos mais diversos setores no país. Ele mede a diferença entre o custo de se produzir e o que se obtém como fruto dessa produção, o chamado valor agregado. O indicador é composto por itens como consumo das famílias e despesas do governo, informações sobre as exportações e importações, alémdos investimentos

COMO É MEDIDO ?

Sua medida é feita a partir da soma do valor de todos os serviços e bens produzidos na região escolhida em um período determinado. A fórmula para o cálculo é a seguinte:

PIB = consumo privado + investimentos totais feitos na região + gastos do governo + exportações – importações

São medidas a produção na indústria, na agropecuária, no setor de serviços,o consumo das famílias, o gasto do governo, o investimento das empresas e a balança comercial. Entram no cálculo o desempenho de 56 atividades econômicas e a produção de 110 mercadorias e serviços.

QUEM FAZ A MEDIÇÃO NO BRASIL ? POR QUE ? DESDE QUANDO O FAZ ?

Exclusivamente o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), instituição federal subordinada ao Ministério doPlanejamento.

Porque muitos dados utilizados para a apuração do PIB brasileiro são sigilosos. Isso porque algumas empresas privadas não divulgam seus resultados e mandam os dados para o IBGE sob a garantia de sigilo. Dessa forma, outros analistas não teriam condições de determinar com precisão qual o valor correto, mas apenas realizar estimativas sobre o desempenho da economia.

O medição foi aplicada nomundo e, consequentemente, no Brasil em 1948, ficando em seguida sob responsabilidade do Fundo Monetário Internacional (FMI) – que tratou de espalhar seus conceitos às nações. No Brasil, a responsabilidade pelo cálculo já esteve a cargo da Faculdade Getúlio Vargas até 1990. Em seguida, o IBGE passou a fazer a medição.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PIB NOMINAL E PIB REAL ?

O PIB nominal é valorcalculado levando-se em conta os preços do ano corrente: ou seja, se houver inflação no período, ela será contabilizada no resultado final. Já o PIB real é medido com o preço fixado no ano anterior, tirando-se desse cálculo o efeito da inflação.

O PIB é divulgado trimestralmente e, quando aponta geração de riqueza inferior à observada no levantamento anterior, indica retração da economia. Quandoesse movimento ocorre por dois trimestres consecutivos, é considerada recessão técnica.

No terceiro trimestre de 1998, por exemplo, o PIB apresentou uma queda de 1,52% em relação ao segundo trimestre. Se compararmos com a mesma época no ano anterior (isto é, terceiro trimestre de 1997) a queda foi de 0,14%. Isto significa, em termos gerais, que a produção do Brasil diminuiu.

O PIB AFETA OUNÃO A VIDA DA POPULAÇÃO ? DE QUE FORMA ISSO OCORRE ?

Apesar de ser um dos principais indicadores da economia, o significado do PIB (Produto Interno Bruto) é pouco conhecido por boa parte da população. Muita gente diz não saber o impacto que os dados têm sobre o seu dia a dia.

Os números revelados pelo PIB têm impacto direto na população, pois são indicadores determinantes da qualidade de vida:

Se o PIB aponta expansão da economia, isso tem influência sobre o bem-estar da população. Quando o país está crescendo, as pessoas vão sentir os efeitos, não de forma igualitária, porque isso vai depender da estrutura produtiva e de como o cidadão está inserido, mas a qualidade de vida aumenta, porque, quanto mais se produz, a tendência é que mais empregos sejam gerados, que os preçosdiminuam e que haja mais disponibilidade de produtos no mercado. Então isso significa não apenas mais renda para gastar, mas também mais produtos disponíveis para compra.

O QUE É RENDA PER CAPITA E SUA IMPORTÂNCIA ?

A RENDA PER CAITA DO ORIGINAL em latim, a expressão “per capita” significa “por cabeça”, portanto trata-se de uma renda por cabeça, ou seja, considerando-se membros da população em...
tracking img