PIB E PNB

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Falamos em PIB mas vivemos o PNB
Publicado em março 24, 2013 por luislicks
Os dados econômicos e os debates políticos têm se concentrado, no Brasil, já por algum tempo, em torno das variações doProduto Interno Bruto – PIB. Com essa informação, as análises passam impressões ao público de como está “girando a riqueza” dentro da sociedade brasileira.

Porém, o PIB não é a medida econômicacorreta para a avaliação do nível de rendimento de um país. Para poder ser feito esse tipo de avaliação deve ser utilizado outro índice, o Produto Nacional Bruto – PNB, que poucas vezes é visto no centrodos debates sobre desenvolvimento social.

O PIB mede o rendimento “dentro das fronteiras do país”, não levando em consideração quem “fica” com a renda. Já o PNB, mede o rendimento “dos brasileiros”(ou empresas brasileiras), não importando se obtiveram essa renda dentro das fronteiras nacionais ou se a obtiveram pela prestação de serviço no exterior ou por rendimento de um investimento seu feitoem outro país.

Por exemplo, se um investidor estrangeiro investe seu dinheiro para produção e venda no mercado brasileiro, o rendimento dessa operação, obviamente, pertencerá a ele, umestrangeiro, e portanto essa produção estará contabilizada no PIB, mas não no PNB do Brasil. E o contrário também é verdadeiro: se um brasileiro investe no exterior, o produto do seu investimento não estarácontabilizado no PIB do Brasil (mas no PIB do país em que ele investiu) mas estará formando o PNB brasileiro.

Então, para avaliar a real situação econômica da nação, é necessário incluir outrasinformações, além do simples controle da expansão da produção nacional (PIB). E um dado relevante para esse tipo de análise é a movimentação do fluxo internacional do dinheiro – fluxo financeiro (se estamosenviando mais dinheiro para o exterior por conta de remessa de lucros, etc, ou se estamos recebendo mais dinheiro do exterior), pois aí temos como avaliar o PNB.

Claro que essa informação de...
tracking img