Pib 2012

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PIB do Brasil em 2012
1º e 2º Trimestres  de 2012 
- O PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil no primeiro trimestre de 2012, divulgado pelo IBGE em 1 de junho, apresentou um crescimento de apenas0,1% entre janeiro e março. Foi um crescimento fraco que aponta um processo de desaceleração da economia em 2012.
- Já no 2º trimestre de 2012 (abril a junho) a economia brasileira voltou a decepcionarregistrando um aumento fraco de 0,4% (dados divulgados pelo IBGE em 31 de agosto) em comparação ao trimestre anterior. As medidas do governo (queda de juros e redução de IPI para alguns setores daeconomia) não resultaram no crescimento econômico esperado.
- Nos últimos doze meses (até junho de 2012) o PIB brasileiro cresceu apenas 1,2%.
Principais fatores que causaram o fraco crescimento doPIB no primeiro trimestre de 2012:
- Crise econômica na Europa;
- Queda no consumo interno (principalmente das famílias), provocado principalmente pelo aumento do endividamento das famílias;
- Oaumento das importações (maior que as exportações) e o clima prejudicaram o setor agropecuário que apresentou uma retração de 7,3%.
- O crescimento fraco do setor de serviços: apenas 0,6%.
Os fatoresque ajudaram a queda não ser maior:
- O setor industrial, movido pelo aumento das receitas das industriais, apresentou um crescimento de 1,7%.
- Os gastos do governo aumentaram 1,5%
Reação do governoCom o objetivo de acelerar o crescimento do PIB em 2012, o governo brasileiro vem adotando algumas medidas como, por exemplo, diminuição da taxa de juros (Selic). Redução de impostos como, porexemplo, o IPI (Produto sobre Produtos Industrializados) para alguns setores da economia (eletrodomésticos, automóveis, materiais de construção) também faz parte do arsenal do governo para evitar adesaceleração da economia brasileira.
Perspectivas
De acordo com muitos economistas, o PIB brasileiro deve crescer de 1,5% a 2,5% em 2012, em função do agravamento e contaminação das economias dos países...
tracking img