Piaget

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Piaget teve grande influência na educação do Brasil, e nos anos 70 foi à grande descoberta, onde nas escolas usavam-se muito suas teorias, e a partir dos estudos sobre equilíbrio, acontradição e a abstração, outros conceitos foram postos em prática, equivocadamente, causando novos desencontros; a questão do conflito cognitivo, por exemplo, foi atribuída como uma mágica no ensino,passando a ser provocado diretamente, o que não era a proposta de Piaget, provocando estas e outras distorções na situação em que a criança trabalha.

Piaget, em seus métodos, mostra quese deve favorecer a autonomia da criança, propondo trabalhos em grupo para que possam aprender a compartilhar idéias, ponto de vista, avançando no conhecimento, crescendo moralmente, superando oegocentrismo, aprendendo a se autogovernar, sendo sujeitos ativos, que dispõe de conhecimentos elaborados por aproximações sucessivas, sendo o erro um papel importante na construção da aprendizagem. Tambémenfatizou a idéia do conhecimento ser elaborado por aproximações sucessivas.

DESENVOLVIMENTO
As descobertas de Piaget tiveram grande impacto na pedagogia, mas, de certa forma, demonstraram que atransmissão de conhecimentos é uma possibilidade limitada. Por um lado, não se pode fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem condições de absorver. Por outro, mesmo tendo essas condições, nãovai se interessar a não ser por conteúdos que lhe façam falta em termos cognitivos.

Isso porque, para o cientista suíço, o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz – ummecanismo que outros pensadores antes dele já haviam intuído, mas que ele submeteu à comprovação na prática. Vem de Piaget a idéia de que o aprendizado
é construído pelo aluno e é sua teoria que inauguraa corrente construtivista. Educar, para Piaget, é “provocar a atividade” – isto é, estimular a procura do conhecimento. “O professor não deve pensar no que a criança é, mas no que ela pode se...
tracking img