Piaget

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DINÂMICA - PROBLEMA QUE EXIGE RACIOCINIO OPERATÓRIO

Pátio Revista Pedagógica - Nº 1 - mai/jul 1997
Inteligência: dimensões e perspectivas - Lino de Macedo



Problema


Um lobo, uma ovelha e um pacote de couve estão na margem esquerda de um rio . O barqueiro deve transferi-los para a margem direita, mas, como seu barco é pequeno, só pode transportar um deles por vez. Além disso,sabe-se que o lobo gosta de comer ovelhas e que as ovelhas gostam de comer couves. Essas, no entanto, não comem nem lobos nem ovelhas. Nosso problema é, então, propor ao barqueiro um plano de viagem em que, dadas as restrições, ovelha, lobo e couve passem a margem direita intactos.

















A solução como todos sabem é a seguinte:


1.o barqueiro transporta primeiro aovelha para a margem direita;


2. retorna sozinho para a margem esquerda;


3. transporta o lobo para a margem direita1;


4. retorna para a margem esquerda trazendo a ovelha;


5. transporta a couve para a margem direita;


6. retorna sozinho para a margem esquerda;


transporta finalmente a ovelha para a margem direita.










Nota
1 Dá no mesmo se o barqueirotransportar a couve no lugar do lobo. Neste caso, a viagem 5 é o lobo, e não a couve, que será depois transportado para a margem direita.


Esse problema, tantas vezes proposto e resolvido por crianças e adultos, possibilita-nos analisar as características de uma inteligência operatória na perspectiva de Piaget. Essas características são, pelo menos, duas: interdependência e reversibilidade.Interdependência. Interdependência refere-se , na teoria de Piaget, a uma qualidade da relação entre as partes e o todo que lhe corresponde. Para resolver o problema devemos considerar todo o conjunto da situação: as regras do jogo (transportar só um objeto por vez, etc.), as incompatibilidades (o lobo come a ovelha; a ovelha come a couve), as compatibilidades (o lobo convive com a couve). Ou seja,há uma multiplicidade de fatores a considerar o tempo todo. É isso que nos obriga, do ponto de vista do conjunto, a transportar a ovelha em primeiro lugar. Do ponto de vista exclusivamente desta, ela vai em último lugar. Ou seja, cada parte (regras, objetos, restrições) tem uma autonomia em relação às outras, isto é, devem ser consideradas por si mesmas. Ao mesmo tempo, cada parte deve sercoordenada com as outras e, simultaneamente, com o todo que as integra. Para uma criança, por exemplo, levar a ovelha na primeira viagem e trazê-la na quarta não faz sentido do ponto de vista da ovelha e, inclusive, da tarefa proposta. Aliás, esse problema é tido como fácil e imediatamente resolvido por muitas crianças, que imaginam serem necessárias apenas três viagens: uma para levar a ovelha, uma parao lobo e outra para a couve! Quando propomos que resolvam o problema concretamente e lhes lembramos as regras, crianças com menos de 10 anos geralmente deparam com tantas contradições e impossibilidades que supõem ser impossível resolver o problema. Não compreendem, por exemplo, essa estranha situação: a ovelha é a primeira a viajar, mas é a última a ser transportada de modo definitivo. Mas nóssabemos por que: a ovelha deve ser transportada primeiro em nome do todo, porque isso nos permite isolar a ovelha do lobo ou da couve na terceira viagem. No primeiro momento, a ovelha, portanto, não viaja por si mesma, mas pelo conjunto ao qual ela pertence.


A independência evita que, como na vida, tentemos resolver o problema por ensaio e erro, ou seja, corrigindo a posteriori, primeiroagindo e depois sofrendo as conseqüências de nossa ação. É ela quem, nos processos de desenvolvimento, possibilita-nos, pouco a pouco, não mais agir ou pensar de modo indiferenciado, justaposto ou sincrético. Indiferenciado porque não sabe ordenar as ações, isto é, porque não sabe organizá-las no espaço e no tempo de sua realização. Justaposto porque trata – em paralelo e de modo dissociado – dos...
tracking img