Piaget

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2078 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Licenciatura Comunicação Aplicada

André Da Cunha Santo

2ª Semestre/1ªano

Docente: Ana Brito

TEMA: Jean Piaget e o estudo do desenvolvimento

7 De Junho de 2011

Índice

Introdução pag: 3

Biografia de Jean Piaget pag: 4
O conceito de desenvolvimento pag: 5O desenvolvimento cognitivo na concepção de Piaget pag: 6

Factores explicativos do desenvolvimento pag: 7

Esquema de desenvolvimento pag: 8

Os estádios de desenvolvimento segundo Piaget pag: 9

Estádio Sensório-Motor pag: 10

Estádio Pré-Operatório pag: 10

Estádio Operatório Concreto pag: 11

Estádio Operatório Formal pag: 11

Conclusões pag: 12

Bibliografia pag: 13Webgrafia pag: 13

Introdução

Falar de desenvolvimento não é uma coisa linear, pois comporta demasiados conceitos, transformações, influências, estudo e dedicação ao assunto e certas referências importantes e inesquecíveis. Desenvolvimento é na sua definição, um conjunto de transformações a vários níveis, sendo a nível físico, fisiológico e psicológico, e marcam significativamente toda aexistência do indivíduo dependendo das suas experiências, atitudes e características pessoais.

Uma das minhas preocupações no estudo do desenvolvimento é compreender as razões porque as pessoas mudam sob diversos aspectos ao longo da sua vida e como acontecem estas transformações.

Este trabalho vai centrar-se num dos grandes nomes da Psicologia do Desenvolvimento, Jean Piaget, quedefiniu o desenvolvimento por estádios, os quais serão apresentados posteriormente neste trabalho.

Serão então apresentadas noções históricas do desenvolvimento, também a definição do conceito de desenvolvimento, e por fim a Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento, relatando também sua vida e obra.

Biografia de Jean Piaget
[pic]
Jean William Fritz Piaget nasceu em Neuchâtel, a 9 deAgosto de 1896, e faleceu em Genebra, 16 de Setembro de 1980)
Foi um epistemólogo suíço, considerado o maior expoente do estudo do desenvolvimento cognitivo.
Estudou inicialmente biologia, na Suíça, e posteriormente se dedicou à área de Psicologia, Epistemologia e Educação.
Foi professor de psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954; tornando-se mundialmente reconhecido pela suarevolução epistemológica.
Em 1923 casou com Valentine Châtenay. Deste casamento teve três filhas: Jacqueline, Lucienne e Laurent, cujo desenvolvimento intelectual foi por si meticulosamente estudado.  

O conceito de desenvolvimento

Como se sabe, cada indivíduo tem o seu próprio desenvolvimento, e isso constitui um factor particular que o acompanha desde a sua concepção até à sua morte, o quetorna o desenvolvimento um processo de transformação ininterrupto.

Assim sendo, além das transformações físicas implicadas pelos factores genéticos, o conceito de desenvolvimento abarca todas as transformações e processos internos que permitem que a experiência, o conhecimento e o comportamento adquiram uma diferenciação e complexificação crescentes, integrando e englobando todas as funçõesdo indivíduo. De uma comunidade para outra, o desenvolvimento psicológico é influenciado pelos valores sociais, pelo que as pessoas pensam sobre a natureza humana e pelas diferentes opiniões.

Os psicólogos que concebem o desenvolvimento como uma série de mudanças suaves, de tipo essencialmente quantitativo, tomam parte de uma visão continuista do desenvolvimento, ao contrário dospsicólogos que defendem o desenvolvimento como um conjunto de transformações que diferem qualitativamente entre si e tomam parte da visão descontinuista. Na visão continuista do desenvolvimento, defende-se que o indivíduo apenas aumenta a competência que está a desenvolver em cada área específica do desenvolvimento. Na visão descontinuista, defende-se que a mudança não significa apenas um acréscimo de...
tracking img