O senhor das moscas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2905 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sinopse: Esta assustadora aventura explora os recantos mais profundos e negros da alma humana, através de um grupo de adolescentes náufragos, que é empurrado para um mundo intenso onde a lei e a responsabilidade são governadas pelas regras da sobrevivência. Depois de um terrível acidente de avião em pleno mar, um grupo de cadetes militares americanos vê-se perdido numa ilha deserta.Apercebendo-se das escassas hipóteses de serem socorridos, os rapazes juntam-se para fazer frente ao medo e ao desespero. Mas à medida que a ilha paradisíaca se vai tornando deles, a competição e a luta pelo poder divide-os em dois grupos. Ralph (Balthazar Getty) lidera um dos grupos e defende a pureza civilizada e a união, mas Jack (Chris Furrh) não acredita em nada disso e cria uma facção de caçadoresbárbaros que acabam por entrar numa guerra com Ralph. Estas alterações colossais transformam crianças normais em assassinos cruéis, fazendo com que entrem numa guerra de vontades que vai opor o bem contra o mal, oferecendo uma cruel metáfora do selvagem em todos nós.

1. INTRODUÇÃO
O "Senhor das moscas" é um livro escrito por William Golding, vencedor do Prêmio Nobel em 1983. Foi adaptadopara o cinema em 1963 por Peter Brook. É um dos mais expressivos estudos da natureza humana, contendo importantes reflexões sobre a civilização e o seu papel na formação do ser humano.
A história, muito conhecida, é sobre um grupo de garotos que, após um acidente aéreo, se vêem sozinhos em um ilha deserta no Pacífico, sem a presença de um adulto. Embora a premissa pareça simples, o filme fazuma análise profunda do caráter humano e da relação entre o homem e sociedade.
No início a alegria é a nota dominante. Não há aulas, não há adultos… só há férias! Como se trata de uma ilha tropical sentem-se no paraíso. No entanto, é preciso lutar pela sobrevivência para conseguir alimentos, para se protegerem das condições climáticas e para avisar os possíveis socorristas de que estãovivos… Dividem-se tarefas, estabelecem-se objetivos, mas nem todos os elementos do grupo possuem a mesma motivação.
Alguns não estão dispostos a aceitar as regras do jogo, mesmo que o que esteja em causa seja a sobrevivência… Um dos rapazes propõe que se dediquem apenas à caça e às brincadeiras, apresentando aos seus companheiros soluções fáceis e de satisfação imediata. Recusa participar nostrabalhos rotineiros que caberiam a todos os estudantes. Desfaz-se a união entre os colegas e alguns seguem o rebelde. Com o desenrolar da história, o comandante do grupo cada vez se vai sentindo mais isolado, mas não cede nas suas convicções e no que ele considera mais adequado para o bem de todos. Mantém a sua estratégia, a única correta em longo prazo.
Mas a sua firmeza é insuportável paraos insubmissos que, numa explosão de ódio, tentam matá-lo, depois de já terem morto um dos poucos colegas que o apoiava. É um homem só, o único que não se juntou aos do “outro grupo”.

DESENVOLVIMENTO

O filme retrata o período de pós-guerra, uma fase de desencantamento com a humanidade, faz uma série de analogias e trata da descoberta do mal que existe no coração do homem que,independente da idade e do meio onde este vive, surge como algo natural. Muitos apontam que "O Senhor das Moscas” é um trabalho de filosofia moral, e mostra como os meninos, apesar de terem recebido fina educação inglesa, regridem à pura selvageria, criando ritos e sacrifícios, desrespeitam as "leis e chegam até a matar uns aos outros após viverem algum tempo nesta ilha. Tudo em função do medo dodesconhecido, da forma como os líderes do grupo exploram o medo do mundo externo e fazem com que os seguidores os obedeçam.
A diferença de cada um em encarar essa busca pela sobrevivência é a causa de sérios conflitos e divisões. O mais interessante na história, na minha opinião, é observar como cada um reage em um ambiente onde não há as regras e normas da civilização, nem adultos para...
tracking img