Piaget e vigotsky

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo


A escola existe para que na mesma as pessoas se socializem. As crianças não vão à escola apenas para aprender e pronto, mas para construir conhecimentos no sentido de aproximar-se do culturalmente. Nunca é demais destacar que o aluno constrói seu próprio conhecimento.
Por isso, temos em nossa história grandes estudiosos do assunto Educação que não só falam, mas provam suas teorias,veremos aqui Piaget e Vygotsky, suas constribuições para educação , seus diferentes pontos de vista.
Como a teoria de Piaget situa no sujeito em relação a cultura e aos conhecimentos e como Vygotsky contribuia com tudo que utilizamos até os dias atuais.
Através de suas pesquisas psicológicas que chama nossa atenção para o fato de que para compreendermos o desenvolvimento, devemos considerar onível de desenvolvimento real da criança.


















Jandira/SP
2010
Introdução


Não tem como falar em educação sem antes falarmos de Piaget e Vygotsky, dois grandes estudiosos do assunto.
Vivemos hoje momento em que as ciências em geral e as ciências humanas em particular, tendem a buscar áreas de intersecção.
A discussão do pensamento na área da educação eda psicologia nos remete a uma reflexão sobre as relações entre Piaget e Vygotsky.
Para Vygotsky, o desenvolvimento humano é bem mais que simples e pura formação de conexões.
Aprender algo novo de um cientista brilhante e distante e perceber em seu cotidiano que já o conhecia.
Para Piaget a aprendizagem depende do estágio de desenvolvimento atingido pelo sujeito.
Veremos mais nestamonografia.


















Capítulo I – Quem foi e o que devemos a Piaget/Vygotsky

Jean Piaget nasceu em Neuchâtie, suiça em 1896 e faleceu em 1980. Escreveu mais de cinquenta livros e monografias, tendo publicado centenas de artigos.
Estudou a evolução do pensamento até a adolescência, procurando entender os mecanismos mentais que o indivíduo utiliza para captar o mundo.Através de seus estudos tivemos a certeza de que as crianças não pensam como os adultos. Por ainda lhes faltarem certas habilidades, a maneira de pensar é diferente não somente no grau como em classe.
Não tem como falar em educação sem antes falarmos de Piaget, pois ele com os seus conhecimentos e estudos contribuiu em muito na educação. Suas teorias são utilizadas até hoje nas escolas.
Piagetcontribui também no desenvolvimento da inteligência.
Lev Semenovich Vygotsky, nasceu na cidade de Orsha, na Bielo Rússia no dia 05 de novembro de 1896, mas com cerca de um ano de idade sua família mudou-se para a cidade de Gomel nesse mesmo país.
Essa cidade situava-se dentro da chamada “Palé” um território delimitado onde eram confinados judeus na Rússia Czarista, recebeu em sua infânciaeducação primária de Salomn Ashpiz. Entrou na faculdade de medicina, após um mês de aula, trocou por direito.
Em 1917, graduou-se na Universidade de Moscou na especialização de literatura, fundou uma revista chamada Veraska, onde publicou seu primeiro trabalho.
Vygotsky efetuou também estudos avançados de filosofia e História, estudou a mente humana, trabalhou no instituto de Psicologia em Moscou em1924.
Entre 1925 e 1934, conseguiu reunir em torno de suas idéias e palestrar em expressivo grupo de cientistas russos, que buscavam compreender a mente humana. Pode-se dizer que Vygotsky foi o “príncipe” da psciologia, mas também admirado como filósofo e semiólogo.
Morreu com 37 anos, de tuberculose na noite de 10 para 11 de junho de 1934. Suas contribuições são utilizadas até hoje ediscutidas por novos estudioso do assunto.
Suas teorias são tantas e tão variadas que concentrou toda energia de sua curta existência em abrir novas linhas de investigação, muitas delas concuídas por seus seguidores.
Capítulo II – Divergências entre Piaget / Vygotsky

Pelo que percebemos nas teorias de Piaget / Vygotsky um dos pontos divergentes entre eles parece estar basicamente centrado na...
tracking img