Pi sac-350

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE ENGENHARIA METALÚRGICA
PROJETO INTERDISCIPLINAR – PI

AÇOS SAC-300, SAC-350

REGIANE MARQUES DE SOUZA
PAULO MELQUÌADES DE MELO
RAFAEL PEREIRA DE SOUZA

CURSO DE ENGENHARIA METALÚRGICA - Unileste-MG
CORONEL FABRICIANO-MG
2°/2010

CENTRO UNIVERSITÀRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS
CURSO DE ENGENHARIAMETALÚRGICA

AÇOS SAC-300, SAC-350

Trabalho apresentado ao curso de
Engenharia Metalúrgica do Centro
Universitário do Leste de Minas
Gerais, como requisito parcial à
aprovação na disciplina
Projeto Interdisciplinar.
Orientador: Wagner Castro

CURSO DE ENGENHARIA METALÚRGICA - Unileste-MG
CORONEL FABRICIANO-MG

2°/2010
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4
DEFINIÇÃO 5
CARACTERÍSTICAS EAPLICAÇÕES 6
AÇOS DE ALTA RESISTÊNCIA A CORROSÃO ATMOSFÉRICA DE BAIXA LIGA SEM TRATAMENTO TÉRMICO SAC-300 E SAC-350 7a 9
CONCLUSÃO 10
FONTES DE PESQUISA: 11

INTRODUÇÃO

O Aço é a mais versátil e a mais importante das ligas metálicas. O aço é produzido em uma grande variedade de tipos e formas, cada qual atendendo eficientemente a uma ou mais aplicações. Esta variedade decorre danecessidade de contínua adequação dos produtos as exigências de aplicações específicas que vão surgindo no mercado, seja pelo controle da composição química, seja pela garantia de propriedades específicas ou ainda, na forma final, (chapas, perfis, tubos, barras,etc.). Existem mais de 3500 tipos de aços e cerca de 75% deles foram desenvolvidos nos últimos 20 anos. Isso mostra a grande evolução que o setortem experimentado. Na construção civil, o interesse maior recai sobre os chamados aços estruturais de média e alta resistência mecânica. Dentre os aços mais utilizados é o A-36 aço carbono de média resistência mecânica e o SAC-300 E SAC-350 com alta resistência a corrosão atmosférica. Todos esses aços apresentam boa conformabilidade, soldabilidade e tenacidade, com maiores níveis de escoamentopossibilitando aos calculistas maior economia em peso.


DEFINIÇÃO

Aço é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono, com porcentagens deste último entre 0, 008 e 2,11%.
O ferro gusa, primeira etapa de fabricação do aço, é o mesmo para todos os produtos. Na fase seguinte, quando os elementos de liga são adicionados ou suprimidos no ferro gusa, é que sãodeterminadas as grandes famílias de aço, dos mais rígidos aos mais estampáveis. O Carbono é o principal elemento endurecedor em relação ao ferro. Outros elementos, como o manganês, o silício e o fósforo, participam igualmente do ajuste do nível de resistência do aço. A quantidade de Carbono define sua classificação: o baixo carbono possui no máximo 0,30% do elemento; o médio carbono apresenta de0,30 a 0,60% e o alto carbono possui de 0,60 a 1,00%.

CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES

Baixo carbono: possui baixa resistência e dureza e alta tenacidade e ductilidade. É usinável e soldável, além de apresentar baixo custo de produção. Geralmente, este tipo de aço não é tratado termicamente. Aplicações: chapas automobilísticas, perfis estruturais, placas para produção de tubos, construção civil,pontes e latas de folhas de flandres.
Médio carbono: possui maior resistência e dureza e menor tenacidade e ductilidade do que o baixo carbono. Apresentam quantidade de carbono suficiente para receber tratamento térmico de têmpera e revenimento, embora o tratamento, para ser efetivo, exija taxas de resfriamento elevadas e em seções finas. Aplicações: rodas e equipamentos ferroviários, engrenagens,virabrequins e outras peças de máquinas, que necessitem de elevadas resistências mecânica e ao desgaste e tenacidade.
Alto carbono: é o de maior resistência e dureza. Porém, apresentam menor ductilidade entre os aços carbono. Geralmente, são utilizados temperados ou revenidos, possuindo propriedades de manutenção de um bom fio de corte. Aplicações: talhadeiras, folhas de serrote, martelos e...
tracking img