Repteis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (876 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Répteis

O nome réptil vem do latim reptare, rastejar. A característica mais comum dos répteis é a locomoção por meio do rastejamento.
Considerados popularmente animais de sangue frio, osrépteis são, na verdade, animais ectodérmicos.
Possuem o corpo recoberto por escamas e podem ter formas que variam desde uma serpente até uma tartaruga. Em alguns Répteis ocorrem a troca de pele enquantoo animal está crescendo (como as cobras).
Os répteis foram os primeiros vertebrados adaptados a viver em lugares secos da Terra.
Pele seca e frequentemente recoberta por escamas, placas dérmicas,ou carapaças.
Em muitos casos o sistema digestivo é completo, com glândulas bem desenvolvidas, como fígado e pâncreas, terminando em cloaca.
A respiração é estritamente pulmonar.
A circulação éfechada, dupla e completa.
São animais ectodérmicos, ou seja, a temperatura interna do corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente, e por isso, são mais facilmente encontrados em regiões onde atemperatura mais elevada acelera seu metabolismo.

Reprodução
O sistema reprodutor dos répteis foi um importante fator de adaptação desses animais ao ambiente terrestre. Os répteis fazem afecundação interna: o macho introduz os espermatozoides no corpo da fêmea.
A maioria é ovípara, ou seja, a fêmea põe ovos, de onde saem os filhotes. Esses ovos têm casca rígida e consistente como couro. Osovos se desenvolvem em ambiente de baixa umidade.
A fecundação interna e os ovos com casca representam um marco na evolução dos vertebrados, pois impediram a morte dos gametas e embriões pordesidratação. Assim, em ralação a reprodução, os répteis tornaram-se independentes da água. A tartaruga marinha e muitos outros répteis aquáticos depositam os seus ovos em ambiente terrestre. Eles ficamcobertos de areia e aquecidos pelo calor do Sol.
O ovo é rico em vitelo - substância que nutre o embrião - e é capaz de reter a umidade. Na casca há poros, pequenos orifícios que permitem a entrada...
tracking img