PHmetria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2312 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto








Relatório de Química Instrumental
pHmetria.





Alunas: Caroline Almeida, Mariana Siqueira e Rebeca Melgaço.
Turma: AM 261
Prof°: Alexandre Catão e Renata.
2014.2






Rio de Janeiro, 04 de Março de 2015.


1.Introdução

O pH (potencial hidrogênio-iônico) é um termo que expressa a intensidade da condição ácida ou básica de uma substância. Portanto, sua medição é muito importantequimicamente, pois algumas reações só se processam em determinados pH. É definido como o cologarítimo decimal da concentração efetiva ou atividade dos íons hidrogênio.
pH = - log aH+
Sua escala varia de 0 a 14. As soluções que apresentam um pH maior do que 7 são ditas como alcalinas ou básicas; as soluções de pH 7 são neutras e as soluções de pH menor do que 7 são ácidas.
A determinaçãodo pH é feita eletrometricamente com a utilização de um aparelho especializado, o pHmetro. O pHmetro é um potenciômetro (medidor de diferença de potencial), constituído de um eletrodo de vidro provido de uma membrana semipermeável, um eletrodo de referência e um sensor de compensação de temperatura. [1]
O princípio da medição eletrométrica do pH é a determinação da atividade iônica do hidrogênioutilizando o eletrodo padrão de hidrogênio, formado de uma haste de platina sobre a qual o gás hidrogênio flui a uma pressão de 101 kPa. O eletrodo de hidrogênio, no entanto, não é bem adaptado para uso universal especialmente em trabalho de campo ou em soluções contendo espécies químicas contaminantes do eletrodo [2].
O aparelho é calibrado de acordo com os valores referenciados em cadasolução de calibração (utiliza-se soluções tampão de pH conhecido). Após a calibração, o aparelho estará pronto para uso. A leitura dos valores de pH no aparelho é feita em função da passagem de tensão pelo eletrodo submerso na amostra, tensão esta resultante da passagem de íons H+ provenientes da amostra. Essa tensão está na ordem de mV, por isso passa por um circuito amplificador, para ser trabalhadadentro do aparelho. Por fim a tensão é convertida para a escala de pH de 0 a 14, e o valor de pH será mostrado no display do aparelho.
2.Objetivo da Prática

2.1. Objetivo Geral
Aprender o manuseio, manutenção e como verificar o estado de um pHmetro e eletrodo.
2.2.Objetivos específicos
Calibrar o pHmetro com 2 padrões e medir o pH da amostra.
Medir padrões e amostra em mV e elaborar uma curva decalibração com os valores obtidos. Analisando o gráfico e determinar quais tampões estão fora da linearidade.
Testar o desempenho do pHmetro quanto à reprodutibilidade e tempo de resposta.
Testar a eficiência do pHmetro através de montagem de sistema com uma pilha padrão.
Aplicar na prática interpretação de conhecimentos teóricos relacionados à potenciometria.


3.Materiais e Método

3.1.Materiais

pHmetro Metrohm 827 pH LAB(Tensão 110V)
Béquers de 10mL.
Amostra de refrigerante desgaseificado (Coca-Cola)
5 padrões de tampões com pH's : 3,56 / 4,01 / 7,00 / 9,22 / 10,00.
Pilha padrão de Weston.
2 fios com garras tipo jacaré e 1 Cabo com terminal BNC.
Cronômetro.
Papel toalha.
Água destilada

3.2. Métodos

Todos os métodos empregados tanto na configuração do aparelho quanto na suacalibração foram baseados segundo o Procedimento Operacional Padrão do eletrodo (POP Lab).
3.2.1. Iniciando o equipamento:
Ligou-se o aparelho em uma tomada de 110V e em seguida o botão liga/desliga foi pressionado.
3.2.2. Configuração do pHmetro para calibração com dois ou três pontos para medição de pH:
Primeiramente, foi constatado se o potenciômetro se encontrava nomodo de medição de pH, cuja sigla “pH” é exibida no canto superior esquerdo do display. Em seguida, os botões direita/esquerda foram utilizados para a navegação até a opção “<< param>>” e pressionou-se “OK” para selecioná-la. Assim, ao encontrar a opção “cal. Settings”, pressionou-se “OK”.
Com os botões superior/inferior, foi procurada a opção “no. of buffers” e alterada a quantidade de...
tracking img