phmetria

Páginas: 9 (2166 palavras) Publicado: 12 de fevereiro de 2014






Alunos: Danielle; Valter; Waldney
Professor: Adney
Curso: Petróleo e Gás.
Turma: PGC 3451 / 5º Período
Disciplina: Análise Instrumental II

POTENCIOMETRIA (pHmetria)

INTRODUÇÃO

Hoje em dia, praticamente não se encontra na indústria, ensino ou pesquisa, um só laboratório que prescinda do medidor de pH. Isto se deve à excepcional importância do controle da atividade doíon H+ em soluções. Para isso é necessário a aplicação da potenciometria que consiste na determinação da concentração de uma espécie iônica através da medida do potencial.
As diferenças de potenciais (E) são medidas por meio de dois eletrodos, sendo um de referência e outro indicador, imersos na solução em estudo. O eletrodo indicador é aquele cujo potencial é dependente da concentração do íon x, aqual deve ser determinada. Para se ter o potencial desse indicador, deve-se combiná-lo com o eletrodo de referência, o que resulta em uma pilha cuja força eletromotriz (E) pode ser medida. O primeiro sensor potenciométrico usado para medir a acidez de uma solução aquosa foi o eletrodo de hidrogênio, proposto por Nernst em 1897 o qual, entretanto, devido à sua complexidade, não tinha finalidadeprática. Em 1906, Cremer desenvolveu o eletrodo de vidro para as medidas de acidez, o qual posteriormente foi aperfeiçoado por Haber e Klemensiewicz. No entanto, havia dois problemas a serem superados na medida de acidez: definir as unidades e melhorar a instrumentação de modo a ter uma leitura mais reprodutível. Curiosamente, o aperfeiçoamento tecnológico do eletrodo de vidro originou-se nacomunidade acadêmica, enquanto a fundamentação teórica sobre as unidades de medida de acidez surgiu da indústria.
O eletrodo de vidro é, inquestionavelmente, o eletrodo indicador mais importante para os íons hidrogênio. É conveniente de se usar e sujeito a poucas das interferências que afetam outros eletrodos sensíveis ao pH.
A utilidade do pH como uma medida da acidez e alcalinidade de meios aquosos,a ampla disponibilidade comercial dos eletrodos de vidro e a proliferação relativamente recente de pHmetros com eletrônica de estado sólido de baixo preço talvez tenham feito das medidas potenciométricas de pH a técnica analítica mais comum em toda a ciência. Portanto, é extremamente importante que o pH seja definido de uma maneira que seja facilmente reproduzida em vários momentos e em várioslaboratórios ao redor do mundo. Para satisfazer esses requisitos, é necessário definir o pH em termos operacionais – isto é, pela forma como a medida é realizada. Apenas então o pH medido por um analista será o mesmo que aquele medido por outro.
A definição operacional do pH, endossada pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia norte-americano (NIST), organizações similares em outros países epela IUPAC, baseia-se na calibração direta do medidor com soluções padrão cuidadosamente prescritas, seguida pela determinação potenciométrica do pH de soluções desconhecidas.
O eletrodo de vidro é usado amplamente entre os eletrodos devido à sensibilidade ao hidrogênio. Quando imerso numa solução, este eletrodo desenvolve um potencial elétrico que é uma função da concentração dos íons H+ nestasolução. Desde que a solução de ácido clorídrico interna tenha concentração constante, o potencial do eletrodo de prata-cloreto de prata que é mergulhado nela será constante, assim como o potencial entre a solução de ácido clorídrico e a superfície interna do bulbo de vidro. O único potencial que pode variar é o que existe entre a superfície externa do bulbo de vidro e a solução problema na qualestiver imerso; assim o potencial global do eletrodo será dado pela concentração do íon hidrogênio na solução problema.
A concentração da solução dentro do bulbo de vidro é fixa, por esta razão estabelece-se uma condição de equilíbrio que induz a um potencial constante no lado interno do bulbo do eletrodo. Do lado de externo do bulbo, o potencial que se estabelece depende da concentração dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pHMETRIA
  • PHmetria
  • Phmetria
  • Phmetria
  • Relatorio De PHmetria
  • RELATORIO DE PHMETRIA
  • Relatório de pHmetria
  • Phmetria analise instrumental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!