O pH do Sangue
Nas células do nosso corpo, o CO2 é continuamente produzido como um produto terminal do metabolismo. Parte desse CO2 se dissolve no sangue, estabelecendo o equilíbrio:
CO2 + H2O H2CO3 H+ + HCO-3

Esse é um exemplo dos diversos equilíbrios que mantêm o pH do nosso sangue entre 7,3 e 7,5.
Quando a respiração é deficiente, essa hipoventilação acarreta o aumento da concentração de CO2 no sangue, o que provoca o deslocamento do equilíbrio para a direita, aumentando a concentração de H+ e diminuindo o pH sangüíneo. Essa é denominada acidose.
Acidose: [CO2]? PH?
Sintomas: falta de ar, diminuição ou supressão da respiração, desorientação com possibilidade de coma.
Causas: ingestão de drogas, enfisema, pneumonia, bronquite, asma, alterações no sistema nervoso central.

Um ataque de histeria ou de ansiedade pode levar uma pessoa a respirar muito rapidamente. Essa hiperventilação acarreta a perda de uma quantidade maior de CO2 pelos pulmões, o que provoca odeslocamento do equilíbrio para a esquerda, diminuindo a concentração de H+ e aumentando o pH do sangue. Essa situação é denominada alcalose.
Alcalose: [CO2]? PH?
Sintomas: respiração ofegante, entorpecimento, rigidez muscular, convulsões.
Causas: ingestão de drogas, cirroses, exercícios físicos excessivos, overdose de aspirina, doenças pulmonares.

Efeito Bohr
é a nomenclatura utilizada para designar a tendência do oxigênio de deixar a corrente sanguínea quando a concentração de dióxido de carbono aumenta. Essa tendência facilita a liberação de oxigênio da hemoglobina para os tecidos e aumenta a concentração de oxigênio na hemostase. Junto com o efeito de Haldane, que é a facilitação da eliminação de CO2, o efeito Bohr é um dos grandes reguladores de concentrações gasosas no sangue.
Nos tecidos não-alveolares, o sangue recebe CO2 formado nos processos metabólicos desses tecidos. Isso faz com que hemoglobina libere o O2 para ligar-se ao CO2, pelo qual tem maior afinidade. [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). Ph do sangue e efeito bohr. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Ph-Do-Sangue-e-Efeito-Bohr/637377.html

MLA

"Ph do sangue e efeito bohr" TrabalhosFeitos.com. 03 2013. 2013. 03 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Ph-Do-Sangue-e-Efeito-Bohr/637377.html>.

MLA 7

"Ph do sangue e efeito bohr." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2013. Web. 03 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Ph-Do-Sangue-e-Efeito-Bohr/637377.html>.

CHICAGO

"Ph do sangue e efeito bohr." TrabalhosFeitos.com. 03, 2013. Acessado 03, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Ph-Do-Sangue-e-Efeito-Bohr/637377.html.