Petroleo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 3

CAPÍTULO 3 - POÇOS SUBMARINOS DE PETRÓLEO – VISÃO OPERAÇÕES CONJUNTAS

Autor: Valdo Ferreira Rodrigues – Setembro/2003 UN-BC/ST/EP

ÍNDICE ITEM 3.1 – Mão-de-obra 3.2 – Máquinas de construção e manutenção de poços de petróleo 3.3 – Materiais 3.4 – Medidas 3.5 – Meio ambiente 3.6 - Métodos 3.6.1 Visão sucinta da construção de um poço submarino em águas profundas 3.6.2 Principaiscomponentes de uma coluna de produção 3.6.2.1) TSR (Tubing Seal Receptacle). 3.6.2.2) PDG (Permanent Downhole Gage) - Monitoração Elétrica de Pressão e Temperatura 3.6.2.3) Mandris e Válvulas de Gas Lift 3.6.2.4) DHSV (DownHole Safety Valve) 3.6.2.5) Suspensor de Coluna (Tubing Hanger)

Curso sobre Entrega/Recebimento de Poço Submarino – Operações Conjuntas entre UEPs, Sondas e Barcos Especiais120

Capítulo 3

CAPÍTULO 3 - POÇOS SUBMARINOS DE PETRÓLEO – VISÃO OPERAÇÕES CONJUNTAS

O poço de petróleo é o ativo primeiro do segmento de exploração e produção (upstream) da indústria do petróleo. A descoberta de um campo ou nova área em um campo conhecido se faz através de poços exploratórios. O desenvolvimento de um campo se faz através de poços produtores e poços para recuperaçãosecundária (injeção de água, injeção de gás, etc). São ainda usados poços de captação de água, de descarte de materiais, de pesquisa, etc. A Bacia de Campos possui atualmente em torno de 473 poços submarinos (cabeça de poço no fundo do mar), sendo 410 na UN-BC e 63 na UNRIO. A PDA da cabeça destes poços se encontra entre 86 e m. Mais da metade destes poços se encontram em PDA superior a 300 m, cujastemperaturas e pressões os colocam em condições de formação de hidrato, de deposição de incrustações orgânicas e inorgânicas e de resistência elevada (viscosidade) ao fluxo. O objetivo deste capítulo é apresentar uma visão sucinta do processo de construção e manutenção de poços de petróleo a fim de que as equipes das UEPs, Barcos e suporte técnico em equipamentos submarinos possam melhor searticular com os construtores e manutendores de poços submarinos de petróleo. O programa deste capítulo seguirá o diagrama de processo 6M (Mão de Obra, Máquinas, Materiais, Meio Ambiente, Medidas e Métodos)

Mão de Obra

Máquinas

Materiais

POÇO

Meio ambiente

Medidas

Métodos

Passaremos muito brevemente pelo processo, os 6 M, focalizando o poço de petróleo.
Curso sobreEntrega/Recebimento de Poço Submarino – Operações Conjuntas entre UEPs, Sondas e Barcos Especiais 121

Capítulo 3

3.1 - MÃO DE OBRA No capítulo 2 foi apresentado o quem é quem das gerências de intervenção em poços. Apresentamos aqui a mão-de-obra das Unidades de Intervenção em Poços (Unidades de Perfuração Marítimas – SM, SPM, Plataformas Auto-elevatórias, SS, NS – Unidades de Flexitubo, Unidades deArame, Barcos de Estimulação, etc). Entender quem é quem nestas unidades e compreender seus costumes, linguajar, valores, crenças e suas necessidades são fatores essenciais para tirar melhor proveito das intervenções. Cumpriremos esta tarefa através de um excerto de Rodrigues (2001) sobre as atividades das equipes de uma Moderna Unidade de Perfuração Marítima. “A Equipe de Engenharia de Poço éconstituída por grupos de especialistas que embarcam em determinadas fases da construção ou manutenção do poço de petróleo e desembarcam assim que terminam seus trabalhos, abrindo vagas para os especialistas da próxima fase. Tais especialistas, coordenados pelo Engenheiro Fiscal (company man) cuidam de acompanhamento geológico, equipamentos de cabeça de poço, perfuração direcional, perfilagem,revestimento, cimentação, canhoneio de revestimento, avaliação de formação, instalação de colunas de produção, instalação de equipamentos submarinos, operações com slick line, operações com coiled tubing, etc. Boa parte destes técnicos trabalha em regime de sobreaviso com altas cargas de trabalho. Esta equipe é a que se relaciona diretamente com os operadores de produção. O contato deve ser feito com o...
tracking img