Habilidades sociais no relacionamento conjugal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
CURSO DE PSICOLOGIA







CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA
PROFESSOR: MÁRCIA SIMÕES







ALUNO: VANDERSON GARCIA DA SILVA






Cabo Frio
2012/2º
VANDERSON GARCIA DA SILVA
20091104101Trabalho apresentado ao curso de Psicologia, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Veiga de Almeida, em cumprimento às exigências da disciplina: Metodologia Científica.







PROFESSOR: MÁRCIA SIMÕES








Cabo Frio
2012/2º
SUMARIOIntrodução..............................................................................................................6


As causas do comportamento...............................................................................7


Habilidades sociais: Repertórios para a vida........................................................8


Considerações finais


Bibliografia


Anexos


































HABILIDADES SOCIAIS: SATISFAÇÃO NORELACIONAMENTO CONJUGAL

VANDERSON GARCIA DA SILVA

RESUMO

As habilidades sociais desenvolvidas por cônjuges fazem com que os casais sejam mais felizes no relacionamento conjugal. O trabalho enfatiza a importância de ser assertivo, ter uma comunicação significativa e empática tendo a importância de desenvolver uma interação com menos conflitos. Um dos maiores problemas dos conflitosexistentes no relacionamento conjugal é a falta de repertórios de habilidades, e o trabalho tem como objetivo informar que há possibilidade de ter mais satisfação conjugal caso aprendam comportamentos habilidosos para lidar na interação com seu companheiro (a). Iremos abordar contribuições de teóricos sobre o tema levantando juntamente as pesquisas feitas.

Palavras-chave: habilidades sociais 1;comunicação 2; empatia 3; assertividade; relacionamento conjugal 4.

INTRODUÇÃO:

Este artigo tem por objetivo discutir e analisar as crises existentes no relacionamento conjugal causado pela falta de repertórios de comunicação adequadas. As crises existentes no relacionamento conjugal têm feito com que pesquisadores de diversas áreas de ciências humanas busquem entender as causasdos conflitos na interação interpessoal. Casais que se queixam de insatisfação dos comportamentos que seu companheiro demonstra tem se atribuído à falta de habilidades sociais que não são colocadas no repertório na vida a dois. A falta de comunicação, ter um comportamento assertivo e empático tem sido uma das causas dos conflitos existentes. É importante observarmos qual ambiente esse indivíduo estáinserido, qual a sua história de vida, que tipo de aprendizado ele recebeu dos pais, avós, amigos, sociedade etc. As pessoas nascem com alguns repertórios comportamentais, podem ser inatos (comportamentos respondentes) ou comportamentos operantes (aprendidos) podemos ter sim, uma tendência biológica para alguns tipos de comportamentos, mas senão tivermos influência do meio capaz de desenvolvernessas habilidades, não serão desenvolvidas.
Os comportamentos são aprendidos ao longo dos anos de vida do indivíduo, pelas contingências de reforço e isso acontece na interação com o meio (BAUM, 2007). Imaginemos então duas pessoas criadas em dois ambientes totalmente diferentes e algum certo momento de suas vidas eles decidem morar no mesmo lugar, juntam-se, levando cada um àquilo que foiaprendido ao longo de sua historia de vida e então passam a conviver com uma pessoa com outros repertórios de aprendizado, tal como: diferentes formas de se comunicar. Muitos casais têm se queixado do relacionamento com seu cônjuge. Muitos dizem que seu companheiro (a) não tem diálogo, não se comunica, e falam que seu companheiro (a) não se preocupa com suas questões quando colocadas. Mas o...
tracking img