Petrobras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Petrobras
Oque é a Petrobras?
A Petrobrás sem dúvida é a maior empresa brasileira, foi fundada em 03 de outubro de 1953 no governo de Getúlio Vargas.
A sigla tem como significado óbvio a junção de petróleo e Brasil, dando referências de que o petróleo encontrado no território nacional pertence ao próprio território, tanto que na época de sua criação o logo usado pela defesa desse objetivo era“O petróleo é nosso”.
É considerada uma empresa estatal, ou seja, tem o capital aberto à acionistas, em que o maior é o governo brasileiro, ou seja, o que detém a maior parcela das ações da empresa.
Opera atualmente em 27 países, na área de pesquisa, extração, refino comercialização e controle de qualidade do petróleo extraído.
A empresa presa pela forma ecologicamente correta de extração,trazendo em seu lema as seguintes palavras: É uma empresa integrada de energia que atua com responsabilidade social e ambiental, mantendo assim o mérito de maior empresa do continente americano, e de quinta maior empresa em termos de valor de mercado, e a quarta maior em termos de valor aberto dentre as petrolíferas.
Atravessando gerações e mudanças na estrutura política e social nacional, a Petrobrásfoi e ainda é uma das empresas mais lucrativas do país, e continua sendo motivo de orgulho para os brasileiros fazendo cada vez mais o nome do país no exterior e no próprio país, e que promete melhorar ainda mais através do descobrimento da camada pré-sal, elevando assim mais a economia e o capital brasileiro.
Segmentos
A Petrobras é uma companhia que opera de forma integrada, sendo que a maiorparte da produção de petróleo e gás, oriunda da área de Exploração e Produção, é transferida para outras áreas da Petrobras.
Nas demonstrações por área de negócio, as operações da companhia estão apresentadas de acordo com o modelo de organização e gestão aprovado em 23 de outubro de 2000, pelo Conselho de Administração da Petrobras, contendo as seguintes áreas:
Exploração e Produção: abrange,por intermédio de Petrobras, Brasoil, PNB V, PifCo, PIB B.V., BOC , Fundo de Investimento Imobiliário e Sociedades de Propósito Específico, as atividades de exploração, desenvolvimento da produção e produção de petróleo, LGN (líquido de gás natural) e gás natural no Brasil, objetivando atender, prioritariamente, as refinarias do país e, ainda, comercializando nos mercados interno e externo oexcedente de petróleo, bem como derivados produzidos em suas plantas de processamento de gás natural.
Abastecimento: contempla, por intermédio de Petrobras, Downstream (Refap), Transpetro, Petroquisa, PifCo, PIB B.V., Refinaria Ipiranga, Quattor Participações e PNBV, Refinaria Abreu Lima e Sociedade de Propósito Específico, as atividades de refino, logística, transporte e comercialização de derivados,petróleo e alcoóis, além das participações em empresas petroquímicas no Brasil e duas plantas de fertilizantes.
Gás e Energia: engloba, por intermédio de Petrobras, Gaspetro, Petrobras Comercializadora de Energia, Petrobras Distribuidora, PifCo, GNL do Nordeste, Brasil PCH, Sociedades de Propósito Específico e Termoelétricas, as atividades de transporte e comercialização do gás natural produzidono país ou importado, assim como as atividades de transporte e comercialização de GNL importado, a geração e comercialização de energia elétrica e as participações societárias em transportadoras e distribuidoras de gás natural e em termoelétricas.
Distribuição: responsável pela distribuição de derivados, alcoóis e gás natural veicular no Brasil, representada pelas operações da PetrobrasDistribuidora.
Internacional: abrangem, por intermédio de PIB B.V., PI, FCO, 5283 Participações, BOC e Petrobras, as atividades de exploração e produção de petróleo e gás, de abastecimento, de gás e energia e de distribuição, realizadas no exterior, em diversos países das Américas, África, Europa e Ásia.
No grupo de órgãos corporativos são alocados os itens que não podem ser atribuídos às demais...
tracking img