Peter burke

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (617 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Peter Burke

Conhecido como historiador de amplos interesses, que já escreveu, com distintas abordagens, sobre uma imensa variedade de temas: o Renascimento italiano, a cultura popular daEuropa moderna, as elites urbanas em Veneza e Amsterdã, a fabricação da imagem de Luís XIV; a história social da linguagem, da arte da conversação, dos sonhos e do carnaval; questões de historiografia,relação entre história e teorias sociais etc. Apesar de várias modalidades da história que escreve, é como historiador da cultura que prefere se descrever, e para ele, o historiador da cultura seesforça por “fazer conexões entre os vários domínios de uma dada cultura, relacionando política com arte, ciência, cultura popular etc.”. Sua paixão é construir pontes entre línguas, culturas, períodos,lugares, metodologias, disciplinas e então atravessá-las, com vistas largas, para ver o que existe do outro lado.

Nascido em Londres em 1937, Peter teve desde muito cedo a experiência dadiversidade cultural, pois com pai católico irlandês e mãe judia de origem polonesa e lituana, sua família unia tradições culturais muito diferentes. Educado num colégio jesuíta do norte de Londres onde saiuaos dezoito anos para ingressar na Universidade de Oxford. Terminando o curso de graduação, Peter embarcou num programa de doutorado sob a supervisão de Trevor-Roper, mais um convite irrecusável daUniversidade de Sussex, recém-criada pela onda progressista dos anos 60, fez com que ele abandonasse seus estudos e se unisse a um seleto número de historiadores britânicos que jamais fizeramdoutorado, como Quentin Skinner, Keith Thomas, Christopher Hill, Eric Hobsbawm e alguns outros.

Em Sussex, universidade formada com o explícito propósito de “redesenhar o mapa do saber”, Peter Burkeiria encontrar o ambiente de que necessitava para ensaiar novos caminhos nas suas atividades didáticas e de pesquisas.


A primeira obra significativa de Peter Burke foi publicada em 1972,...
tracking img