Planetas gasosos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola EB 2,3/S de Paredes de Coura




















Planetas gasosos

Os planetas gasosos são planetas de tamanho colossal, constituídos por enormes volumes de materiais gasosos (tais como H, He, etc). Estes gigantes do nosso sistema solar foram formados, quando na zona externa da nuvem que deu origem ao nosso ”lar”, onde as temperaturas eram mais baixas, ocorreucondensação de matéria semelhante ao Sol, que culminou com a formação destes planetas de menor densidade (Teoria Nebular).
Estes planetas começariam a descrever órbitas, mais ou menos circulares, e entrariam em equilíbrio, de modo a interferirem minimamente umas com as outras. Os planetas gasosos possuem velocidades de rotação muito elevadas, em consequência do movimento que a nebulosa primitiva lhesconferiu.











Júpiter

Júpiter é o quinto planeta mais próximo do Sol e é o maior no sistema solar. Se Júpiter fosse oco, caberiam mais de mil Terras no seu interior. Contém também mais matéria do que todos os outros planetas juntos. Tem uma massa de 1.9 x 1027 kg. Tem um sistema de anéis, que é muito ténue e totalmente invisível visto da Terra. (Os anéis foram descobertos em1979 pela Voyager 1). A atmosfera é muito profunda, talvez compreendendo todo o planeta, e tem algumas semelhanças com a do Sol. A grande profundidade, dentro de Júpiter, a pressão é tão elevada que os átomos de hidrogénio estão divididos e os electrões estão livres, de tal modo que os átomos resultantes consistem de simples protões. Isto produz um estado em que o hidrogénio se torna metálico.Os céus do gigante
Faixas coloridas latitudinais, nuvens atmosféricas e tempestades ilustram o dinâmico sistema meteorológico de Júpiter. O padrão das nuvens muda de hora para hora, ou de dia para dia. A Grande Mancha Vermelha é uma tempestade complexa que se move numa direcção anti-horária. Na superfície, a matéria parece rodar em quatro a seis dias; perto do centro, o movimentoé menor e numa direcção quase aleatória. Podem-se descobrir cadeias de outras tempestades mais pequenas e redemoinhos pelas diversas faixas de nuvens.
Foram observadas emissões aureolais, semelhantes às auroras boreais da Terra, nas regiões polares de Júpiter. As emissões aureolais parecem estar relacionadas a matéria de Io que cai na atmosfera de Júpiter, movendo-se em espiral segundo aslinhas do campo magnético. Também foram observados relâmpagos luminosos acima das nuvens, semelhantes aos super-relâmpagos na alta atmosfera da Terra.


Os Anéis de Júpiter
Ao contrário dos complexos padrões de anéis de Saturno, Júpiter tem um simples sistema de anéis que é composto por um halo interior, um anel principal e um anel Gossamer. Para a sonda Voyager, o anel Gossamer é visto como umúnico anel, mas o sistema de imagens da Galileu deu-nos a descoberta inesperada que Gossamer é na realidade dois anéis. Um anel está inserido no outro. Os anéis são muito ténues e são compostos por partículas de poeira formada de meteoróides interplanetários esmagados nas quatro luas interiores de Júpiter, Métis, Adrástea, Tebe e Amalteia. Muitas das partículas são de dimensões microscópicas.
Osanéis e luas de Júpiter estão dentro de uma cintura de radiação intensa de electrões e iões capturados no campo magnético do planeta. Estas partículas e campos compõem a magnetosfera do planeta, que se estendem até 3 a 7 milhões de quilómetros em direcção ao Sol, e se estica em forma de manga de vento até à órbita de Saturno – uma distância de 750 milhões de quilómetros.
*A distância é medida docentro do planeta até ao início do anel.
Saturno
Saturno é o sexto planeta a partir do Sol e o segundo maior no sistema solar. Muito do que se sabe sobre o planeta é devido às explorações da Voyager em 1980/81. Saturno é visivelmente achatado nos pólos, como resultado da rotação muito rápida do planeta no seu eixo. Saturno é o único planeta menos denso do que a água (cerca de 30 % menos)....
tracking img