Pet shop

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A nova formatação da família brasileira trouxe uma série de mudanças. Dentre essas, uma alteração de papéis chama em especial a atenção de empresários do setor pet, já que os animais de estimação têm se aproximado do núcleo familiar através de um processo de humanização e assumindo um papel de membro efetivamente. Isso ocorre especialmente com cães e gatos, que são os maiores ícones de um mercadoque movimentou mundialmente cerca de 73 bilhões de dólares em 2009.
 
O Brasil é o sexto maior mercado em faturamento no planeta, superando nações como Alemanha, Itália e China. A explicação se deve ao fato de o país possuir a segunda maior população canina, com 33 milhões de animais, além da segunda maior de felinos com 17 milhões de gatos, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantesde Produtos para Animais de Estimação (Anfal Pet). Isso se refletiu num movimento de 9,6 bilhões de reais no ano de 2009.
 
As mudanças socioeconômicas têm sido as grandes influenciadoras desse processo de expansão do mercado pet. O perfil da pirâmide social brasileira é cada mais composto de pessoas idosas, que muitas vezes já possuem filhos adultos vivendo em seus próprios lares. Nesse casomuitos médicos, principalmente geriatras têm recomendado a companhia de animais para pessoas da terceira idade.
 
Já do outro lado dessa pirâmide, jovens casais que estão cada vez mais focados em suas carreiras têm optado por adiar os planos de terem filhos. Em muitos casos, cães e gatos acabam entrando aí para fazer o papel que seria de uma criança, compondo assim um novo modelo de família.http://www.negociosempreendimentos.com.br/detalhes/noticia/104-nao-e-bichinho.-e-filho!
O Brasil é o segundo país do mundo em número de cães de estimação, atrás apenas dos EUA. Existem mais de 33 milhões de cachorros espalhados pelos lares brasileiros de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Animais de Estimação. A população de pets é três vezes maior do que a da cidadede São Paulo.
Estima-se que existam cerca de 20 milhões de cães abandonados.

http://www.amocachorros.com.br/tag/populacao-canina/
Em números, os gatos já são mais populares que os cães: são 204 milhões de bichanos no planeta ante 173 milhões do lendário arquirrival. Dentre os 10 países com maior população de animais domésticos, o Brasil é um dos poucos em que o cão ainda é o companheiropreferido. Mas os números estão mudando.
A Abinpet --Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação-- aponta que até o final do ano a população de bichanos no Brasil será de 21,4 milhões. A de cães, ainda à frente, 37,1 milhões. Comparado a 2011, serão 1,4 milhão a mais de latidos contra 1,6 milhão de miados.
Entre as causas do crescimento, estão a popularização das moradiasverticais, habitações menores e novos estilos de vida.
Atualmente, o Brasil conta com 101,1 milhões de animais domésticos e tem a segunda maior população de cães e gatos do planeta. Os Estados Unidos, primeiro do ranking, contabiliza 80 milhões de gatos frente a 66 milhões de cachorros.
Rentável, o mercado pet movimentou no Brasil R$ 18,2 bilhões em 2011.http://f5.folha.uol.com.br/bichos/1122747-populacao-de-gatos-crescera-8-em-2012-a-de-caes-4.shtml
Mesmo com a população de gatos maior que a de cães no mundo – 204 milhões de gatos para 173 milhões de cães – o Brasil ainda mantém  a tradição do maior interesse pelos cães.
Mas, com a verticalização das grandes cidades (onde se concentra a maior parte dos animais de estimação) e a mudança do estilo de vida do brasileiro (cada vez maistempo fora de casa), esse perfil está se alterando.
Atualmente, contamos com uma população de 101,1 milhões de animais domésticos, sendo a segunda maior população de cães e gatos do mundo (só atrás dos Estados Unidos com 80 milhões de gatos frente a 66 milhões de cães).
As tendências mostram um aumento no número de gatos no lar brasileiro comparado a 2011.  No fim de 2012, poderemos contar...
tracking img