Pet shop

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1933 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - INTRODUÇÃO

Neste trabalho falaremos sobre o 5S que é uma metodologia de origem japonesa para a organização de quaisquer ambientes, principalmente os de trabalho.
São muitos os aspectos englobados no 5S assim como: qualidade e produtividade, relação a organização da área de trabalho, gerando descarte dos itens sem utilidade, liberação de espaço, manutenção da arrumação, limpeza e adisciplina necessária para realizar um bom trabalho, em equipe, e dia após dia.
A denominação “5S” é devido às cinco palavras iniciadas pela letra “S”, quando pronunciadas em japonês.
São elas:

SEIRI – Utilização.
SEITON - Arrumação, Ordenação.
SEISO - Limpeza.
SEIKETSU – Padronização.
SHITSUKE – Disciplina.



2 - 5S’s

O 5S é uma metodologia de origem japonesa para a organização dequaisquer ambientes, principalmente os de trabalho, de forma a aumentar a produtividade do trabalho e diminuir os desperdícios associados aos processos do negócio. Pelas suas características e objetivos, constitui um dos primeiros passos para uma organização implantar um processo de gerenciamento total da qualidade. É composta de cinco princípios ou sensos, cujas palavras transliteradas para onosso idioma, iniciam-se com a letra "S".
Os propósitos da metodologia 5S são de melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais, especialmente os desnecessários, organização, limpeza e identificação de materiais e espaços e a manutenção e melhoria do próprio 5S.
Os principais benefícios da metodologia 5S são:
• 1. Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurandopor objetos. Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão.
• 2. Redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais. O acúmulo excessivo de materiais tende à degeneração.
• 3. Melhoria da qualidade de produtos e serviços
• 4. Menos acidentes do trabalho.
• 5. Maior satisfação das pessoas com o trabalho.
Os 5 Ss são:

2.1- SEIRI - SENSO DE UTILIZAÇÃOSeiri significa separar o necessário do desnecessário, manter no local de trabalho apenas o que você realmente precisa e usa, na quantidade certa.
Refere-se à identificação, classificação e remanejamento dos recursos que são úteis ao fim desejado. Refere-se a eliminar tarefas desnecessárias e desperdícios de recursos, inclui uma utilização correta dos equipamentos deixando-os maisconservados, aumentando desta forma o tempo de vida útil dos mesmos.
Não deve haver excessos de materiais, equipamentos ou ferramentas no local de trabalho. Devemos lembrar de manter somente o necessário ocupando espaço. Isso se aplica a todos os aspectos do ambiente do trabalho: mesas, gavetas, armários, etc. Não ache que jogar fora é desperdício, nem de descartar algo achando que poderiaprecisar daquilo algum dia. O material deverá ser enviado à área de descarte.

Procedimentos:
1 - Analisar tudo o que está no local de trabalho.
2 - Separar o necessário do que é desnecessário.
3 - Verificar utilidade de cada item perguntando agrega valor?
4 - Manter estritamente o necessário.

Resultado:
Sem bagunça, melhora a produção.

2.2- SEITON - SENSO DE ORDENAÇÃO

Seitonsignifica a arte de cada coisa em seu lugar para pronto uso.
Refere-se à disposição dos objetivos, comunicação visual e facilitação do fluxo de pessoas, com isto há diminuição do cansaço físico, economia de tempo e facilita a tomada de medidas ermegenciais.
O primeiro passo é definir um lugar para as coisas.
O segundo passo é como guardar as coisas.
O terceiro passo é obedecer às regras.Cada coisa tem que ter nome. Dê nome a tudo! Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. Nenhum item sem lugar definido. Mesmo que alguém esteja usando o item. Assim fica mais fácil de localizar as coisas. Devemos usar muito as etiquetas em tudo que há no local de trabalho: nas pastas, nos armários, nas ferramentas e materiais que utilizamos no dia a dia.

Procedimentos:
1- Definir...
tracking img