Pessoas motivadas produzem mais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PESSOAS MOTIVADAS PRODUZEM MAIS

Introdução
O termo Motivação geralmente é empregado como sinônimo de forças psicológicas, desejos, impulsos, extintos, necessidades, vontade, intenção e etc... De fato, é válido salientar que todos os termos usados acima em conjunto indicam movimento de ação, onde ao estudar-se os comportamentos das pessoas descobre-se que uma certa força impede as mesmas deagir, mesmo que seja no sentido de buscar ou fugir de determinadas situações. Certos fatores são internos ao indivíduo, inscritos desde seu nascimento. Freud, em 1920, propôs dois grandes instintos: o instinto de vida (ego) e o instinto de morte (thanatos), Maslow e os níveis hierárquicos das necessidades (1954); são conceitos inatos do individuo. 

Desafio da Motivação
Perante o intenso impactotecnológico e ao panorama de imprevisibilidade da ciência da administração e estruturação gerencial, o foco de discussão quanto à margem de produtividade está rumando no eixo de uma abordagem mais humanística como o aspecto motivacional em uma cadeia de trabalho. O clima organizacional em uma reunião rotineira na organização, o ambiente espirituoso de um brainstorming, comumente verificado nosegmento da publicidade e propaganda, resumem a amplitude e a conotação incisiva que a semântica motivacional atinge na esfera conjuntural das empresas.
O administrador deve induzir as pessoas a contribuírem com o seu esforço para o desempenho da atividade, conhecendo as condições sob as quais as pessoas podem ser motivadas para executarem as atividades dentro da Organização. A implicação para osadministradores é que o primeiro passo para motivar as pessoas esta no reconhecimento de que estas agem no seu próprio interesse, do modo que for determinado por suas necessidades. Cabe ao primeiro fazer com que os interesses do individuo se confundam com os da empresa.

Teorias Motivacionais
Teoria Cognitiva – Teorias que concebem ao homem como um ser racional, no sentido de possuir desejosconscientes, e que serve das próprias capacidades para satisfaze-lo.
Teoria Hedonista – Teorias que defendem o princípio de que o comportamento humano acha-se especialmente orientado, no sentido de buscar o prazer e, conseqüentemente, procurar evitar a dor e o sofrimento.
Teoria do Instinto – Teorias que tiveram inspiração no trabalho de Darwin, onde defendia o ponto de vista que os comportamentossimples, como os reflexos incondicionais são herdados, mas outras ações mais complexas, podem ser denominadas instintos, tendo como principal objetivo à preservação da espécie.
Teoria do Impulso – Teorias que propõem a personalidade como um reduto de forças básicas de energia própria que oriente o comportamento numa ou noutra direção. E segundo esta teoria, o homem possuiria sempre um estado decarência e seu comportamento se daria na direção de obter aquilo que lhe falta para recuperar seu equilíbrio.

Teoria de Maslow
Hierarquia das Necessidades Humanas, segundo Maslow.
Necessidades Fisiológicas: são as necessidades inatas, ou biológicas. Sua principal característica é a premência e exige satisfação cíclica e reiterada para garantir a preservação da espécie e sobrevivência doindivíduo. São predominantes sobre todas as demais necessidades. São elas: fome, abrigo, repouso, sexo, etc... Quando essas necessidades não são satisfeitas, elas dominam a direção do comportamento da pessoa.
Necessidades de Segurança: surgem no comportamento humano quando as necessidades fisiológicas estão relativamente satisfeitas. A busca de um mundo ordenado e previsível leva o indivíduo a proteger-sede qualquer perigo real ou imaginário, físico ou abstrato. Exemplo: proteção contra: perigo, doença, desemprego, roubo. Não são satisfeitas, estas necessidades, causam incerteza e insegurança.
Necessidades Sociais: surgem no comportamento quando as necessidades mais baixas (fisiológicas e de segurança) estão relativamente satisfeitas. São as necessidades de associação, participação e...
tracking img