Transcendencia e seus aspectos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (790 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Transcendência e seus aspectos
Ao falarmos em transcendência, partimos de seu significado, segundo “Aurélio”, transcendente: “que transcende os limites da experiência possível; metafísico,transcendental.

Guimarães relata no seu texto um pai que, por motivos desconhecidos, abandona tudo, a saber, sua própria família, com o intuito de viver em uma canoa, isolado de tudo e de todos. Este homempassa a transcender apartir do momento em que deixa toda uma sociedade patriarcal para viver para buscar algo que vai além da matéria e que ultrapassa os limites do seu próprio corpo.

Atranscendência pode ser vista no título do conto, “A terceira margem do rio”, levando em consideração que um rio por natureza possui duas margens, onde estaria esta terceira margem que é tão procurada pelo pai,podemos concluir então que ele transcende os limites do real, material.

O filho por sua vez espera e almeja o retorno do pai, buscando e procurando por ele, o pai não dá retorno e se restringe anavegar de um lado a outro visando algo além. Porém ele não se faz de todo ausente, pois permanece presente na memória e á vista daquele filho que tanto o espera.

Além de esperar carrega umsentimento de culpa por permitir que seu pai partisse de casa, algo que na verdade não dependia dele. Mesmo tendo conhecimento disso o filho permanece ao longo dos anos a se martirizar, se culpar e sedesgastar. Percebemos então o tamanho amor que este sentia por seu pai, era um sentimento tão grande intenso, que não cabia a ele medidas.

Devido a esse sentimento que o queria fazer estar próximo ou mesmoreencontrar o pai, ele acaba por ficar sozinho, pois todos a sua volta haviam se cansado de esperar por um retorno que na verdade não iria acontecer e os demais familiares não compreendiam a esperado filho e por isso acabaram se mudando para outra cidade e o deixando só. Esse acabou por ficar e continuar a tentar cuidar de seu pai mesmo que de longe.

Após anos e anos daquela espera...
tracking img