Pessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Matéria: Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Professor: Fabio Rodrigues Barreira

Turma: Gestão de Pessoas (1.º Semestre)

Apostila - Marketing Pessoal

MARKETING E MARKETING PESSOAL: CONCEITOS

Alguns especialistas definem o marketing como estratégias para conquistar e fidelizar clientes; outros, como uma maneira de otimizar vendas e resultados. Há ainda aqueles queentendem o marketing como modo de fazer com que a marca do produto seja sempre a mais lembrada pelos consumidores. Por outro lado, se perguntarmos a um leigo o que é marketing, provavelmente ele responderá que é sinônimo de manipulação, propaganda ou vendas.

Atualmente, em uma compreensão compartilhada pelos estudiosos, sabe-se que a venda e a propaganda são dois dos componentes domarketing, mas ele não se reduz a isso (Kotler e Keller, 2006; Rizzo, 2006).
É interessante destacar que o conceito de marketing apresentado por Kotler e Keller traz a idéia de que existe uma troca (dar e receber), que ela deve satisfazer ambas as partes (todos ganham) e ter como objeto produtos e serviços de valor (qualidade e credibilidade).

Quando aplicamos osconceitos de marketing às pessoas, de modo que elas se tornem um 'produto' desejado pelo mercado consumidor, temos a ferramenta conhecida como marketing pessoal.

Embora haja diferentes abordagens sobre o tema, seguem alguns pontos de vista que podem ser considerados comuns em relação ao marketing pessoal:

* é um recurso estratégico que possibilita o bom posicionamento doprofissional, assim como um diferencial mercadológico que agrega valor á sua imagem;

* não é criar uma imagem falsa de si mesmo ou que não corresponda ao autoconceito.

Finalizando, uma nota é importante: o marketing pessoal é uma ferramenta que usa estratégias de marketing para projetar uma imagem correspondente ao autoconceito de uma pessoa. Por isso, é possível que se encontreaplicação do termo imagem pessoal como uma alternativa menos comercial e mais humana de se falar de marketing.

1.2 A IMPORTÂNCIA DO MARKETING PESSOAL

Pelo que vimos até agora, o que você pensa sobre marketing pessoal? Ele é essencial ou supérfluo? A seguir serão apresentadas informações para que você compreenda a importância do marketing pessoal.

Na esfera pessoal, ele éimportante nos seguintes aspectos:

Ajuda no desenvolvimento de uma identidade marcante, que nos diferencie dos nossos concorrentes. Em uma sociedade global, o desafio está em se destacar, em se diferenciar para ser notado.

E parte da elaboração de um projeto de vida, permitindo-nos saber o que o consumidor quer e comparar com o que podemos oferecer, sempre considerando os valores, os limites eas potencialidades.

E uma forma de conseguir pertencimento e aceitação em um grupo, mostrando às pessoas que estamos adequados às regras e padrões de conduta, bem como aptos a conquistar um espaço maior e melhor.

4. Fortalece o autoconceito.

Na esfera profissional, o marketing pessoal é importante nos seguintes aspectos:

As empresas devem fortalecer os colaboradoresnão apenas na capacitação técnica, mas também no autoconceito profissional, pois, por meio da imagem pessoal, eles representam a empresa.

Um autoconceito profissional bem-estabelecido beneficia o sistema organizacional, uma vez que as pessoas podem agir em prol da empresa porque desejam (espontaneamente), e não porque se sentem contratualmente obrigadas. Isso é chamado de comportamento decivismo (Siqueira, 1995, citado por Porto e Tamayo, 2005).

O marketing pessoal aplicado à profissão torna-nos necessários à empresa ou ao mercado de trabalho por mais tempo. Um termômetro para saber se o recurso está aplicado corretamente é observar se ainda há desafios em nosso dia-a-dia de trabalho, bem como responsabilidades novas. Se isso não ocorre, duas hipóteses podem ser consideradas:...
tracking img