Pessoa Humana

Páginas: 15 (3531 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2014
Texto 01: A PESSOA HUMANA

EXERCÍCIOS DE APROFUNDAMENTO:
1. EXPLICITE sinteticamente, a partir das ideias do fragmento 01, em que consiste a “condição humana”.
2. EXPLIQUE a singularidade ou a diferença do ser humano em relação aos animais, a partir dos conceitos de instinto, inteligência concreta, inteligência abstrata, reflexão e consciência.
3. EXPLIQUE, a partir das ideias dofragmento 01, a diferença entre natureza (natureza biológica) e cultura (natureza cultural).
4. RELACIONE, em um pequeno texto, a partir dos casos de “Amala e Kamala”, “Kaspar Hauser” e “Hellen Keller”, natureza, instinto, cultura e educação.
5. POSICIONE-SE entre as duas afirmativas: “o ser humano é o que tem demonstrado ser e sempre foi e será deste modo” ou “O ser humano está aprendendo a ser destemodo e, portanto, pode vir a ser de outro jeito”. JUSTIFIQUE com argumentos e exemplos.
6. EXPLIQUE, a partir das ideias do fragmento 01, em que sentido o homem é ser de ambigüidade e de instabilidade.
7. EXPLIQUE, a partir das ideias do fragmento 02, mas com suas palavras, o significado expresso no termo “pessoa” quando aplicado ao ser humano e MOSTRE em que sentido esse termo mostra-se capaz derevelar a dignidade inalienável de cada ser humano.
8. MOSTRE em que sentido para o autor do fragmento 02, a autotranscendência é a característica de maior destaque na pessoa humana. POSICIONE-SE em relação às ideias do autor.
9. Segundo E. Mounier, “a vida de uma pessoa é busca, até a morte, de uma unidade pressentida, cobiçada e que não se realiza nunca”. EXPLIQUE, a partir das ideias dofragmento 02, o sentido da afirmação de Mounier.
10. TRADUZA, em linguagem própria, as doze dimensões da pessoa humana explicitadas no fragmento 03. Em seguida, tendo presente que o ser humano revela-se sempre mais que um conceito consegue expressar, REFLITA e ACRESCENTE aspectos da vida humana que não estão incluídos nas doze dimensões apresentadas.


COMEÇO DE CONVERSA:
Segundo o filósofoKant, nossas três indagações fundamentais podem ser expressas na seguinte formulação:
1. O que posso realmente saber? Nós podemos chegar a o conhecimento verdadeiro?
2. O que me permitido esperar? Nós podemos de forma legítima esperar algo além desta vida?
3. O que devo fazer? Nós podemos compreender o sentido maior da ação humana?
No fundo as três questões referem-se àgrande questão fundamental: O QUE É O HOMEM? Nós podemos compreender esse mistério antropológico? Quem somos nós, esse caniço frágil, finito e contingente, mas inquieto, pensante, radicalmente aberto para a transcendência, sedento de infinito, realização e felicidade, faminto de prazer, amor e eternidade?
Edward Guimarães

Um caso especial que provoca o nosso pensar...
“O relato acima descreve umfato verídico e permite entender em que medida as características humanas dependem do convívio social. Amala e Kamala, as meninas-loba da Índia, por terem sido privadas do contato com outras pessoas, não conseguiram se humanizar: não aprenderam a se comunicar através da fala, não foram ensinadas a usar determinados utensílios, não desenvolveram processos de pensamento lógico...”
DAVIS, Cláudia;OLIVEIRA, Zilma de. Psicologia na educação. São Paulo: Cortez: 1990. p 16-17

AS MENINAS-LOBO
Na Índia, onde os casos de meninos-lobo foram relativamente numerosos, descobriram-se, em 1920, duas crianças, Amala e Kamala, vivendo no meio de uma família de lobos. A primeira tinha um ano e meio e veio a morrer um ano mais tarde. Kamala, de oito anos de idade, viveu até 1929. Não tinham nada dehumano e seu comportamento era exatamente semelhante àquele de seus irmãos lobos. Elas caminhavam de quatro patas apoiando-se sobre os joelhos e cotovelos para os pequenos trajetos e sobre as mãos e os pés para os trajetos longos e rápidos.
Eram incapazes de permanecer de pé. Só se alimentavam de carne crua ou podre, comiam e bebiam como os animais, lançando a cabeça para a frente e lambendo os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Pessoa Humana
  • Pessoa humana
  • Dignidade da pessoa humana
  • Dignidade da pessoa humana
  • Dignidade Da Pessoa Humana
  • FICHAMENTO
  • dignidade da pessoa humana
  • Dignidade da pessoa humana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!