Dignidade da pessoa humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (894 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA





RECIFE
2012





A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA








RESUMO


Este trabalho apresenta osprincipais tópicos sobre a dignidade da pessoa humana, que está assegurado na Constituição Federal e no Código Civil. A dignidade da pessoa humana tem propósitos fixos a vida do ser humano que alguémao infringir esses propósitos pode ser penalizado juridicamente.






SUMÁRIOIntrodução.....................................................................................................1
Conceito de dignidade.....................................................................................1
A dignidade da pessoa humana na Constituição Federal e nocódigo civil. 1
A dignidade da pessoa humana......................................................................2Conclusão......................................................................................................2
Referência bibliográfica..............................................................................4

INTRODUÇÃO

Todas as pessoas nascem livres eiguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.
A dignidade humana está agregada ao ser humano em forma defatores como a liberdade, o trabalho, a Família, a cultura, enfim as raízes que identificam aquela pessoa.
O princípio da dignidade da pessoa humana, como bem se pode observar, deve fazerreferência à proteção da pessoa concreta, não se reduzindo ao “sujeito virtual” abstratamente considerado, reputado como mero elemento da relação jurídica ou centro de imputação. Não se trata, pois,como será demonstrado adiante, do sujeito de direito da codificação civil, que se coloca em uma dimensão abstrata3, mas, sim, da pessoa concretamente considerada.

CONCEITO DE DIGNIDADE...
tracking img