Pesquiza mercadologica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

GABRIEL AZEVEDO NAKAMURA
JOSÉ PEREIRA
KANAN SUBTIL
MAICON DIAS

PESQUISA SOBRE A VIABILIDADE DA ABERTURA DE UMA LOJA DE INFORMÁTICA JUNTO À ESCOLA YES BRÁS DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Balneário Camboriú
2011
GABRIEL AZEVEDO NAKAMURA
JOSÉ PEREIRA
KANAN SUBTIL
MAICON DIAS

PESQUISA SOBRE A VIABILIDADE DA ABERTURA DE UMA LOJA DE INFORMÁTICA JUNTO À ESCOLAYES BRÁS DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Trabalho realizado para a disciplina de Pesquisa Mercadológica do Curso de Administração com Ênfase em Marketing da UNIVALI – Balneário Camboriú.

Professora Orientadora: Sônia Santos

Balneário Camboriú
2011
1 INTRODUÇÃO

A YesBras é uma rede de escolas que oferece cursos de capacitação que tem o intuito de levar conhecimento para seus alunos a fim deauxiliar nas tarefas pessoais e profissionais. São cursos de informática, idiomas, profissionalizantes e técnicos. Possui filiais nas principais cidades de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
Tem-se observado que cada vez mais os alunos questionam os professores da escola a respeito de indicações e dicas na hora de comprar softwares e hardwares para computador. Sendo assim, surgiu ointeresse de realizar uma pesquisa com a intenção analisar a viabilidade da abertura de um novo empreendimento – loja de informática – junto à escola YesBras de Balneário Camboriú.
A YesBras de Balneário Camboriú está localizada na rua 1.542, número 249 – Bairro Centro, e possui cerca de tantos alunos., que percebido superficialmente pelo proprietário podem ser considerados clientes potenciais.
Diantedestas exposições, a pesquisa tem o objetivo de responder a seguinte questão norteadora: “Há viabilidade para a abertura de uma loja de informática junto a escola YesBras?”

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Analisar o comportamento de compra dos alunos da escola YesBras, em relação a equipamentos e periféricos de informática, afim de abrir uma loja de informática junto à escola.

2.2Objetivos Específicos:

Identificar juntos aos entrevistados:
- necessidade em relação à rotina de uso dos hardwares e softwares
- hábitos de consumo em relação à equipamentos de informática
- hábitos de consumo em relação à software de computadores
- hábitos de consumo em relação à assistência técnica de computadores
- perfil sócio-demográfico

3 PROBLEMA DE PESQUISA

Diante dos constantesquestionamentos e indagações dos alunos a respeito da compra de softwares e hardwares de informática, e a fim de atuar em outras frentes e expandir o negócio, surge a oportunidade de pesquisar e responder a seguinte questão: “Há viabilidade para a abertura de uma loja de informática junto a escola YesBras?”

4 JUSTIFICATIVA

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O presente estudo abordará a seguintetemática: “Percepção da viabilidade de abertura de uma loja de informática em anexo à escola de informática YESBRAS”.
A viabilidade de abrir um novo negócio está ligada ao espírito empreendedor. Muitas pessoas abrem um novo negócio, mais por necessidade do que por percepção de oportunidade de um novo negócio. Com esta visão estas pessoas acabam abrindo um negocio próprio mais direcionado para a suaprópria sobrevivência e acabam sem realizar um diagnóstico prévio da real necessidade do mercado. Com isso apresentam dificuldades em realizar uma efetiva e correta inserção no mercado e com isso, freqüentemente, a viabilidade de abrir um novo negócio estará fadada ao fracasso.
Segundo o livro Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor, o autor Stephen Covey enfatiza a identificaçãoda visão do futuro como referência e critério, a partir dos quais todo o resto é planejado. A visão de futuro permite verificar se qualquer atitude ou decisão adotada infringiu algum critério definido como prioritário, e isso permite avaliar se cada dia vivido acrescentou algo para a consecução do seu futuro (CHIAVENATO, 2004, p. 64).
A idéia de empreender é muito mais do que estudos e análises...
tracking img