Algoritimo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 59 (14688 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - A EMPRESA

A RIQUEZA SOCIAL: BENS E SERVIÇOS

Para produzir bens que satisfaçam suas necessidades, os homens desenvolvem uma atividade sistemática e permanente de exploração e transformação da natureza através do trabalho.
Nesse trabalho, os homens produzem, transformam e acumulam riquezas.

Riqueza é o conjunto de bens que dispõe uma sociedade. Entende-se por bem qualquer objeto ourecurso que tenha:
• Utilidade social, isso é, sua necessidade é compartilhada por diversos indivíduos;
• Valor de troca, que permita que o bem seja transferido de uma pessoa para outra mediante troca;
• Raridade ou limitação da quantidade que se encontra disponível.

Assim são exemplos de bens: alimentos, roupas, casas, automóveis, jóias, etc.

Além desses bens, a riqueza secompõe de serviços. Os serviços correspondem às atividades intermediárias que concorrem para a produção, distribuição e consumo de bens. Desse modo, representam serviços as atividades financeiras, publicitárias, corretagem de imóveis, hospitalares, comerciais, entre outros.

FATORES DE PRODUÇÃO

A formação da riqueza social depende de alguns fatores produtivos, sem os quais não podem ser realizada.A Economia considera, tradicionalmente, três fatores de produção:
• A terra ou natureza – representada pela soma dos recursos naturais que podem ser utilizados e transformados pelo homem.
• O trabalho – representado pelos recursos humanos aplicados nas atividades e transformação dos recursos naturais, visando à produção de bens.
• O capital – assume a forma de dinheiro,matérias-primas, equipamentos e instalações, aplicados na produção, de forma a gerar riquezas.

COMBINAÇÃO DOS FATORESDE PRODUÇÃO - A EMPRESA

A produção de riquezas, constituída de bens e serviços, depende da posse do uso e da aplicação dos fatores de produção.

Com o desenvolvimento da sociedade, as necessidades humanas, que, a princípio, se resumiam no alimento e no abrigo, aumentaramconsideravelmente. O homem moderno necessita de bens e serviços que atendam tanto às suas necessidades básicas como aquelas ligadas ao seu conforto e bem-estar.


Para que a produção pudesse atender à crescente demanda de bens por parte da sociedade, foi necessário organizá-la cada vez mais racionalmente, de modo a se obter o maior rendimento possível dos fatores de produção.

No mundo moderno, asatividades econômicas se caracterizam pela produção de bens e serviços através dos mais diversos tipos de empresa.

Podemos definir a empresa como sendo uma unidade produtora ou o organismo econômico através do qual são reunidos e combinados os fatores de produção, tendo em vista o desenvolvimento de um determinado ramo de atividade econômica para obtenção de bens e/ou serviços com objetivo de gerarlucro.

O lucro, na visão moderna das empresas privadas, é conseqüência do processo produtivo e o retorno esperado pelos investidores. As empresas de titularidade do Poder Público têm a finalidade de obter rentabilidade social.


A CLASSIFICAÇÃO ECONÔMICA, FISCAL E JURÍDICADAS EMPRESAS

Classificação Econômica

O conjunto de atividades de produção e distribuição de riquezas de uma sociedade,isto é, sua economia, pode ser dividido em três setores básicos.
• Setor Primário – que compreende a agricultura, a pecuária e a exploração dos recursos naturais (minerais, vegetais e animais).
• Setor Secundário - abrangendo a indústria e toda transformação de bens.
• Setor terciário – compreendendo os serviços, isto é, comércio, as atividades financeiras, as atividades detransportes, de comunicações, de ensino, de atendimento médico e hospitalar, etc.

As atividades comerciais, em termos econômicos, são consideradas serviços, pois são intermediárias entre o produtor e consumidor, realizando assim, a distribuição dos bens.

Estando necessariamente incluídas num dos três setores básicos, podemos apresentar a seguinte classificação das empresas, do ponto de vista de...
tracking img