Pesquisas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O futebol, (do inglês[->0] association football ou simplesmente football) é um desporto[->1] de equipe jogado entre dois times de 11 jogadores cada um e um árbitro[->2] que se ocupa da correta aplicação das normas. É considerado o desporto mais popular do mundo, pois cerca de 270 milhões de pessoas participam das suas várias competições. É jogado num campo retangular gramado[->3], com umabaliza[->4] em cada lado do campo. O objetivo do jogo é deslocar uma bola[->5] através do campo para colocá-la dentro da baliza adversária, ação que se denomina golo ou gol . A equipe que marca mais gols ao término da partida é a vencedora.
O jogo moderno foi criado na Inglaterra[->6] com a formação da Football Association[->7], cujas regras[->8] de 1863[->9] são a base do desporto na atualidade. Oórgão regente do futebol é a Fédération Internationale de Football Association[->10], mais conhecida pela sigla[->11] FIFA. A principal competição internacional de futebol é a Copa do Mundo FIFA[->12], realizada a cada quatro anos. Este evento é o mais famoso e com maior quantidade de espectadores do mundo, o dobro da audiência dos Jogos Olímpicos[->13].
A atividade mais antiga que se assemelha aofutebol moderno da qual se tem conhecimento data dos séculos III[->14] e II a. C.[->15] Estes dados são baseados em um manual de exercícios correspondentes à dinastia Han[->16] da antiga China[->17]. O jogo era chamado ts'uh Kúh[->18] (cuju[->19]), e consistia em lançar uma bola com os pés para uma pequena rede. Uma variante incluía uma modalidade onde o jogador deveria passar pelo ataque dos seusadversários. Também no Extremo Oriente[->20], embora cerca de cinco ou seis séculos depois do cuju, existia uma variante japonesa[->21] chamada kemari[->22], que tinha um caráter mais cerimonial, sendo o objetivo do jogo manter uma bola no ar passando-a entre os jogadores. O kemari até hoje é praticado no Japão, em eventos culturais.
No Mediterrâneo[->23] destacaram-se duas formas de jogo: oharpastum[->24], em Roma[->25], e o epislcyros, na Grécia[->26], sobre o qual se tem pouca informação. O primeiro era disputado por duas equipes em um terreno retangular demarcado e dividido pela metade por uma linha. Os jogadores de cada equipe podiam passar uma pequena bola entre eles, e o objetivo do jogo era enviá-la ao campo contrário. Esta variante foi muito popular entre os anos 700[->27] e800[->28], e, apesar de ter sido introduzida nas Ilhas Britânicas[->29], sua ascensão até o futebol moderno é incerta.
Durante a Era dos Descobrimentos[->30], começou-se a conhecer desportos provenientes do Novo Mundo[->31]. Estima-se que o pok ta pok[->32] da cultura maia[->33] teria 3 000 anos de história. Na Groenlândia[->34] também se jogava um desporto que se assemelhava ao futebol, ao passo que ojogo denominado marngrook, da Oceania[->35], tinha características que o assemelhava ao futebol australiano[->36]. Onde hoje se localizam os Estados Unidos[->37] os aborígenes praticavam outros jogos: o pasuckuakohowog[->38] na área continental central e o asqaqtuk no Alasca[->39].
Embora estes jogos tiveram certas características que os assemelham ao futebol e outros desportos variados[->40]modernos, a incidência dos mesmos nos desportos atuais é discutível, já que praticamente não há vínculos dos mesmos com as Ilhas Britânicas, o berço do futebol moderno.
.
Nos finais da Idade Média[->41] e séculos posteriores desenvolveram-se nas Ilhas Britânicas[->42] e em zonas circunvizinhas distintos tipos de jogos de equipe, os quais eram conhecidos como códigos de futebol. Estes códigosforam se unificando com o passar do tempo, mas foi na segunda metade do século XVII[->43] que ocorreram as primeiras grandes unificações do futebol, que deram origem ao rúgbi[->44], ao futebol americano[->45], ao futebol australiano[->46] etc. e ao desporto que hoje é conhecido em grande parte do mundo como futebol.
Os primeiros códigos britânicos[->47] se caracterizavam por terem poucas regras e...
tracking img