Pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6955 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto de pesquisa

13

parte

I

Preparando o terreno

capítulo

1

Abordagens da pesquisa

É perfeitamente possível realizar uma pesquisa proveitosa sem ter um conhecimento detalhado de suas várias abordagens ou estilos, mas um estudo das diferentes abordagens proporcionará informações criteriosas sobre as diferentes maneiras de se planejar uma pesquisa e, além disso,aumentará também o seu conhecimento da bibliografia. Um dos problemas de se ler sobre relatórios de pesquisa é a terminologia. Os pesquisadores usam termos, e ocasionalmente jargões, que podem ser incompreensíveis para as outras pessoas. Acontece o mesmo em qualquer campo: desenvolve-se uma linguagem especializada para facilitar a comunicação entre os profissionais. Por isso, antes de considerar os váriosestágios do planejamento e conduzir as investigações, pode convir examinar as principais características de alguns estilos de pesquisa instituídos e bem reputados. Diferentes estilos, tradições ou abordagens usam métodos de coleta de dados distintos, mas nenhuma abordagem prescreve nem rejeita automaticamente qualquer método em particular. Os pesquisadores quantitativos coletam os dados e estudama relação de um conjunto de dados com outros. Eles usam técnicas que provavelmente produzirão conclusões quantificadas e, se possível, generalizáveis. Os pesquisadores que adotam uma perspectiva qualitativa estão mais preocupados em entender as percepções que os indivíduos têm do mundo. Eles preferencialmente buscam insights, em vez de percepções estatísticas do mundo. Eles põem em dúvida aexistência de “fatos” sociais e questionam se uma abordagem “científica” pode ser utilizada ao lidarmos com seres humanos. No entanto, há ocasiões em que os pesquisadores qualitativos usam técnicas quantitativas e vice-versa. Classificar uma abordagem como quantitativa ou qualitativa, etnográfica, levantamento, pesquisa-ação ou o que for, não significa que, uma vez selecionada uma abordagem, opesquisador não possa sair dos métodos normalmente associados àquele estilo. Cada abordagem tem seus pontos fortes e fracos, e cada uma é particularmente adequada para um determinado contexto. A abordagem adotada e os métodos de coleta de dados selecionados vão depender da natureza da investigação e do tipo de informação necessária.

16

Judith Bell

É impossível no espaço de algumas páginas fazerjustiça a todos os estilos de pesquisa instituídos, mas o que se segue pelo menos proporciona uma base para leituras adicionais e pode trazer idéias que sejam interessantes de adotar na sua pesquisa.

A PESQUISA-AÇÃO E O PAPEL DOS PESQUISADORES PROFISSIONAIS

A pesquisa-ação é uma abordagem apropriada em qualquer contexto em que um “conhecimento específico é exigido para um problema específicoem uma situação específica, ou quando uma nova abordagem está para ser transplantada para um sistema já existente” (Cohen e Manion, 1994, p. 194). Não se trata de um método ou de uma técnica. Como em toda pesquisa, os métodos escolhidos para coletar informações dependem do tipo de informação necessária. Trata-se da pesquisa aplicada, realizada por profissionais* que por conta própria identificaramuma necessidade de mudança ou melhora, às vezes com apoio de fora da instituição, outras não. O objetivo é “chegar a recomendações para uma boa prática, que lide com um problema ou melhore o desempenho da organização e dos indivíduos por meio de mudanças nas regras e procedimentos em que operam” (Denscombe, 2002, p. 27). Lomax (2002, p. 124) apresenta uma série de perguntas úteis para aqueles queutilizam a pesquisa-ação, sob os títulos de propósito, enfoque, relações, método e validação. Sob o título “propósito”, ela pergunta: • Posso melhorar minha prática para que ela se torne mais eficaz? • Posso melhorar meu entendimento desta prática de forma a torná-la mais justa? • Posso usar meu conhecimento e minha influência para melhorar a situação? Sob o título “método”, ela pergunta se o...
tracking img