Desenvolvimento motor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

DESENVOLVIMENTO MOTOR

NATAL/RN
2012

Descrição do movimento do vídeo: Andar

Os indivíduos que participam dovídeo realizando o movimento de andar, são jovens, aparentemente saudáveis, que se locomovem sem apresentar dificuldades.
Participam do vídeo indivíduos do sexo feminino e masculino, com diferentesestaturas, que não será uma restrição ao movimento.
Existe grande semelhança entre o movimento entre eles, como o joelho realizando movimentos de flexão e extensão alternadamente, O quadril que iniciao ciclo do andar flexionado e durante o período de apoio realiza o movimento de extensão, e ainda nesse período realiza a flexão até o final do ciclo.
Podemos perceber que mesmo que haja um padrãocíclico para o movimento do corpo, existem diferenças entre os indivíduos, sendo uma delas é a velocidade.
Em relação ao ambiente em que o movimento é realizado é um Ginásio esportivo, com chãoplano, aparentemente liso.
A tarefa a ser realizada no vídeo é andar. Não há restrições ao movimento pelos indivíduos que participaram, todos conseguem realizar a tarefa sem dificuldades.

ComparaçãoO individuo que observei foi um idoso, e ao comparar o seu movimento ao andar com os indivíduos do vídeo percebi diferença no andar do idoso com relação a menor amplitude de movimento da articulaçãodo quadril, sendo seus passos menores.
Entre as características marcantes do movimento do andar deste idoso era a busca de auxilio ao movimento se segurando em objetos ou pessoas, buscando seadaptaras alterações estruturais e funcionais decorrentes do envelhecimento. A velocidade era mais lenta em relação aos jovens do vídeo, que podemos explicar também como uma economia de energia por parte doidoso, e a força muscular que é menor.

Descrição do movimento do vídeo “Salto”

Saltar para frente, o mais distante possível, a partir da posição parado:
Ao observar o movimento, percebe-se...
tracking img