Pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SANTA MARIA
CURSO BACHARELADO EM ENFERMAGEM
DISCIPLINA ENFERMAGEM CIRURGICA I
ALUNO FABIANA CARVALHO

PESQUISA
ESCALA DE ALDRETE E KROULIK

CAJAZEIRAS-PB
2012.
A escala de Aldretee Kroulik visa à utilização de pontos em uma tabela para avaliar o estado físico do paciente. Teve sua origem em 1953, quando Apgar começou a avaliar recém-nascidos e criou a sua sistemática. Em1970, Aldrete e Kroulik propuseram um sistema numérico de avaliação pós-anestésica permitindo uma coleta de dados com critério definido realizado pela enfermeira da RA. A partir de então, muitas salas derecuperação pós -anestésicas incorporaram esse sistema de avaliação numérica no exame inicial de admissão na RA e em intervalos regulares até o momento da alta, sendo utilizado atualmente.
O sistemade Aldrete-Kroulik permite avaliação dos seguintes parâmetros: atividade do paciente, respiração, circulação, consciência e saturação de oxigênio. Atribui-se uma pontuação que varia de 0 a 2 para cadaparâmetro, na qual o número 0 indica condições de maior gravidade, o número 1 corresponde a um nível intermediário e o 2 representa a melhor função, sendo que a soma total dos valores é atribuído a10. O índice obtido pelo paciente retrata a evolução do seu quadro clínico. Assim se na primeira avaliação ele receber o índice 8 e na segunda o índice 6, sua evolução não está satisfatória, e oacompanhamento deve ser mais rigoroso. Por outro lado, se a soma dos pontos obtidos atingir um total de 8 a 10, o paciente pode ter alta da SRPA, porque está com os sinais vitais estabelecidos, acordado,consciente, eupneico, isto é, com respiração normal.

AVALIAÇÃO DA DOR:
A dor é considerada atualmente como o 5° sinal vital e sua avaliação é fundamental. A escala verbal numérica é uma escala defácil aplicação a pacientes adultos. Solicita-se que o paciente verbalize sua dor classificando-a com uma nota de 0 a 10, explicando-lhe que o 0 é a ausência de dor e o 10é a pior dor que ele pode...
tracking img